São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Belas repórteres disputam audiência

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma mulher bonita e rica larga o noivo no altar, abre mão do dinheiro da família e vai trabalhar como jornalista.
Esse é o enredo básico de dois seriados cômicos que ganham o horário nobre das quintas-feiras na NBC, uma das maiores redes de televisão nos Estados Unidos.
Uma dessas mulheres é Nora Wilde, interpretada por Téa Leoni, 30, em "The Naked Truth". A outra, é Susan Keane, vivida por Brooke Shields, 31, em "Suddenly Susan".
A questão lançada nos EUA agora é: o público vai continuar assistindo praticamente a mesma história duas vezes na mesma noite?
Reforço
Para conseguir se manter entre as dez séries com maior audiência na TV dos EUA, "The Naked Truth" (exibida no Brasil pelo canal de TV paga Sony) passa por uma reciclagem.
Recém comprada pela NBC, atualmente a série vai ao ar no EUA às quintas-feiras, às 21h30, entre os dois maiores sucessos da TV norte-americana: "Seinfeld" e "Plantão Médico".
No fim de janeiro, a série estava em terceiro lugar em audiência nos Estados Unidos (29,9 milhões de telespectadores), perdendo apenas para a comédia "Seinfeld" (37,3 milhões de telespectadores) e o dramalhão "Plantão Médico" (35,9 milhões de telespectadores), seus companheiros de horário.
A preocupação da NBC, e também da produção de "The Naked Truth", é não transformar a série protagonizada por Téa Leoni em um intervalo entre duas das maiores audiências da televisão norte-americana, sempre entre os cinco programas mais assistidos.
Nessa nova fase, Nora Wilde não é mais a abobalhada fotógrafa do tablóide sensacionalista "Comet". O jornal foi comprado pelo empresário Les Polonsky e muda de perfil. Não corre mais atrás de escândalos, mas sim de notícias.
Nora ganha, então, uma coluna e "The Naked Truth" passa a retratar os relacionamentos da repórter e sua equipe.
Outro reforço que a série ganhou foi uma participação especialíssima. Mary Tyler Moore vai encarnar a mãe de Nora por quatro episódios. As duas trabalharam juntas no filme "Procurando Encrenca", lançado no ano passado.
Mary Tyler Moore pode ser considerada a mãe das jornalistas nas séries de TV. No programa que levava seu nome na rede CBS, nos anos 70, a atriz interpretava uma repórter de TV.
Depois dela, no final dos anos 80, "Murphy Brown" foi outra jornalista que ganhou destaque. Protagonizada por Candice Bergen, a série estreou em 1988 e está no ar até hoje -no Brasil, o seriado vai ao ar no canal Sony.
Brooke Shields
"Suddenly Susan", por sua vez, não sofre alterações. A série, exibida no Brasil no canal Warner, volta ao ar nos Estados Unidos no próximo dia 27, às 20h30.
O seriado estreou na TV norte-americana em outubro do ano passado, no atual horário de "The Naked Truth" (às quintas-feiras, às 21h30). Em janeiro, deixou o horário nobre, apesar da boa audiência -"Suddenly Susan" perdia apenas 14% dos telespectadores do sucesso "Seinfeld", exibido antes, enquanto "The Naked Truth" vem perdendo 17%.
A personagem título vai continuar fazendo reportagens para a sua coluna na revista "The Gate", de San Francisco.
A jornalista Susan Keane é o papel de estréia de Brooke Shields em programas de TV. O convite para estrelar "Suddenly Susan" apareceu depois que a atriz fez uma participação em "Friends", outro hit do horário nobre da NBC, também exibido no Brasil pelo canal Sony.
Shields foi indicada para o Globo de Ouro na categoria de melhor atriz de séries cômicas de TV de 96. A atuação da estrela de "A Lagoa Azul" foi elogiada pela crítica norte-americana.
A Nora Wilde de Téa Leoni também faz sucesso com a crítica dos EUA. A atriz vem sendo considerada a nova Lucille Ball da televisão.
O público brasileiro pode acompanhar as duas repórteres sem problemas, "Suddenly Susan" vai ao ar às segundas e "The Naked Truth", às terças.

Texto Anterior: 'Biografia' retrata Betty Boop
Próximo Texto: Novela completa 31 anos nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.