São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Larry Flynt" vence Festival de Berlim

PAULA DIEHL
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM BERLIM

"O Povo contra Larry Flynt", do diretor norte-americano Milos Forman, ganhou ontem o Urso de Ouro como melhor filme do 47º Festival de Berlim.
O tom de surpresa não pôde ser sufocado. A notícia foi acolhida por vaias e risadas numa conferência de imprensa. O filme foi duramente criticado e, no entanto, na cerimônia oficial, os aplausos tomaram conta do teatro.
O júri internacional distribuiu nove prêmios para longas-metragens e dois para curtas.
O Urso de Prata especial ficou para uma produção chinesa (Taiwan) de Tsai Ming-Lian. "The River" (O Rio) foi fortemente aplaudido na cerimônia oficial.
O filme de Raul Ruiz, "Genealogies d'un Crime" (Genealogias de um Crime), também recebeu um Urso de Prata como melhor filme. O prêmio para melhor direção foi para Eric Heumann pela produção francesa "Port Djema" (Ponto Djema).
Os melhores atores do festival foram Leonardo DiCaprio, pelo papel em "Romeu e Julieta", e a francesa Juliette Binoche, em "O Paciente Inglês", ambos premiados com o Urso de Prata.
Os dois curtas-metragens premiados foram "Senaste Nytt" (As Mais Novas Notícias), do diretor Per Carleson, e o filme das diretoras Stefanie Jordan, Sefanie Saghri e Claudia Zoller, "Late at Night" (Tarde da Noite).
Outro Urso de Prata foi para Zbigniew Preisner pela música de "The Island on Bird Street" (A Ilha na Rua dos Pássaros). O prêmio "O Anjo Azul", da Academia Européia de Filme e Televisão, foi concedido ao diretor Montxo Armendáriz, de "Secretos del Corazon" (Segredos do Coração). "Romeu e Julieta" recebeu o prêmio Alfred Bauer.
A competição oficial concedeu menções honrosas à atriz polonesa Anna Wielgucka, de "Panna Nikt" (A Senhorita Ninguém), ao ator inglês Jordan Kiziuk, de "A Ilha da Rua dos Pássaros", ao diretor alemão Wolfgang Becker por "Das Leben ist eine Bausstelle" (A Vida é um Canteiro de Obras), e para Spike Lee, com "Get on the Bus" (Entre no Ônibus).

Texto Anterior: Paralelas competiram em ruindade
Próximo Texto: Kenneth Branagh se desnuda em "Hamlet"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.