São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eficiência de experimento escocês foi baixa

DA REPORTAGEM LOCAL

A clonagem da ovelha suscitou especulações de que já começou o "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, no qual o sexo não é mais necessário para a reprodução. Mas a duplicação ainda é um problema, mesmo em ovelhas.
Os cientistas fundiram 834 núcleos de células. Os núcleos vieram de embriões (repetição da experiência de 96), de células mamárias de um animal adulto e de fetos.
Em todas as fases do processo houve perdas enormes. Das 156 células implantadas, apenas 21 se desenvolveram em fetos. Só oito ovelhas nasceram. Destas, apenas uma era resultado da célula adulta.
A experiência já havia sido tentada com células de ratos e de sapos adultos, mas não funcionou. A velocidade com que o futuro embrião desses animais cresce não permite que as partes fundidas das células do clone se "adaptem". Ainda não se sabe o que aconteceria com células humanas submetidas a esse tipo de experiência.

Texto Anterior: Proteínas; Produção; Leite
Próximo Texto: Cortejo de Deng atrai 100 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.