São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Órgão da ONU abre escritório e planeja campanha antiarmas

DA REPORTAGEM LOCAL

O Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime e Tratamento de Delinquentes (Ilanud), que instala hoje um escritório em São Paulo, pretende fazer uma campanha para ajudar a lei antiarmas a pegar.
As novas regras transformam o porte ilegal em crime -antes era apenas contravenção- e restringem o direito ao porte legal, por exemplo. Foram aprovadas no Congresso e sancionadas pelo presidente Fernando Henrique Cardoso na semana passada.
"Queremos envolver os grandes meios de comunicação numa campanha de conscientização da população, que também será pela paz", explica Oscar Vilhena Vieira, secretário-executivo do Ilanud.
O instituto espera que a mídia abra espaço para vinhetas e promoções conjuntas da campanha, na qual o Ilanud contribuiria com informação e, se necessário, depoimentos de especialistas.
Um projeto-piloto está sendo discutido com a rádio 89 FM, de São Paulo, e pode incluir mensagens contra o desarmamento e promoção de eventos esportivos.
Penas alternativas
Segundo João Benedicto de Azevedo Marques, secretário estadual da Administração Penitenciária e presidente do conselho que dirige o Ilanud, o instituto será também um centro de referência sobre o crime organizado, que vai propor formas de combatê-lo e gerar conhecimento na área.
Outra iniciativa do instituto é um projeto para o cumprimento de penas alternativas à prisão, como prestação de serviços à comunidade e restrição de direitos.
O Ilanud prepara um seminário internacional sobre o assunto e pretende oferecer a três Estados, inclusive São Paulo, projeto de estímulo desse tipo de pena.
"É uma boa saída tanto para o Estado quanto para o preso", afirma Azevedo Marques.
Na instalação do escritório brasileiro -o Ilanud está sediado na Costa Rica- estarão o ministro Nelson Jobim (Justiça) e o governador Mário Covas.

Texto Anterior: Assaltos são frequentes
Próximo Texto: Dez presos devem ser transferidos hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.