São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embaixador quer nivelar UE e Alca

DENISE CHRISPIM MARIN
DA ENVIADA ESPECIAL AO RECIFE

As negociações para a formação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas) não devem prejudicar o andamento de acordo similar com a União Européia.
"O Mercosul tem de levar o acordo com a União Européia e a Alca em paralelo", afirmou o embaixador José Botafogo Gonçalves, subsecretário de Assuntos de Integração, Econômicos e de Comércio Exterior do Itamaraty.
"O Mercosul está inserido no comércio mundial e, portanto, não faz sentido firmar acordo com um só conjunto de países", completou.
UE e Alca
A Folha apurou, entretanto, que parte da diplomacia do Mercosul preferiria avançar o acordo com a União Européia e deixar de lado a Alca -cujo maior interesse estaria na negociação com os Estados Unidos.
Atualmente, o bloco europeu formado por 15 países é o maior parceiro comercial do Mercosul. A corrente de comércio (importações mais exportações) com os Estados Unidos é menor.
"Hidra"
O acordo com a União Européia começou a ser negociado há dois anos.
As negociações dos grupos de trabalho, entretanto, tendem a ser mais lentas e burocráticas que aquelas esperadas com os Estados Unidos no âmbito da Alca.
"A União Européia é uma hidra com 15 cabeças, enquanto os Estados Unidos têm uma só", afirmou o embaixador José Botafogo Gonçalves.
(DCM)

Texto Anterior: Mercosul tenta acordos bilaterais na AL
Próximo Texto: Exportação deverá ficar em US$ 3,2 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.