São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Empresários vão à Brasília

DA REPORTAGEM LOCAL

Os executivos das maiores indústrias de cristal do país -Hering, Strauss e Blumenau- estarão hoje em Brasília reunidos com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Pedro Parente, para discutir uma solução para os problemas do setor.
Na pauta, os industriais irão solicitar redução da carga tributária e aumento da alíquota de importação de artigos em vidro e cristal, afirma Rolf Ehlke, do sindicato das indústrias de Blumenau.
"Preparamos um dossiê com os aumentos de impostos ocorridos na época do ex-presidente Fernando Collor e com os dados sobre a queda nas vendas que estamos enfrentando desde a abertura do mercado brasileiro", afirma.
Ele cita como exemplo a majoração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de 10% para 15% em 1992.
"Nosso setor emprega mão-de-obra especializada a custos altíssimos, já que funcionários que trabalham com forno correm, segundo a lei, riscos de insalubridade", diz Ehlke.
Melhores condições
Johni Koch, presidente da Cristais Hering, diz que o setor não quer proteção aos seus produtos. "Queremos ter melhores condições para competir."
Mesmo assim, o aumento da alíquota de importação é uma das principais reivindicações. Os industriais fizeram um projeto elencando várias alternativas. "Precisamos tentar tudo", diz Ehlke.

Texto Anterior: Indústria busca alternativas para vender
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.