São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campeões jogam 26% a mais no Brasil

HUMBERTO SACCOMANDI
DA REPORTAGEM LOCAL

As principais equipes de futebol do Brasil disputam mais partidas oficiais e mais jogos amistosos que os grandes clubes europeus. Em média, fizeram 26% de jogos a mais no ano passado.
A Folha comparou o histórico das partidas disputadas em 1996 por duas equipes brasileiras, o Grêmio e o Palmeiras, com o de três grandes times de potências européias: o Real Madrid (Espanha), o Manchester United (Inglaterra) e a Inter (Itália).
O Grêmio, atual campeão brasileiro, fez 66 jogos oficiais (válidos pelos torneios mais importantes) no ano passado. Foram 21 pelo Campeonato Gaúcho, 29 pelo Brasileiro, 8 pela Copa do Brasil, 6 pela Libertadores e 2 pela Supercopa.
O Palmeiras, atual campeão paulista, também fez 66 partidas oficiais em 1996: 30 pelo Paulista, 25 pelo Brasileiro, 9 pela Copa do Brasil e 2 pela Conmebol.
O Real Madrid, atual líder do Campeonato Espanhol, disputou 54 partidas oficiais em 96 (42 pelo campeonato, 2 pela Copa do Rei, 8 pela Copa dos Campeões européia e 2 pela Supercopa).
O Manchester United, campeão inglês, atuou 49 vezes em torneios oficiais no ano passado (38 pelo campeonato, 7 pela Copa da Inglaterra, 2 pela Copa da Uefa e 2 pela Coca-Cola Cup).
Já a Inter de Milão, considerada uma das quatro grandes da Itália, fez apenas 42 partidas (34 pelo Italiano, 2 pela Copa da Uefa e 6 pela Copa da Itália).
Na média, as duas equipes brasileiras jogaram 26% a mais que os clubes europeus, considerando-se somente os jogos oficiais.
Os times europeus costumam ainda fazer entre oito e dez amistosos por ano, normalmente partidas ou torneios de preparação antes do início da temporada.
O Palmeiras fez 14 desses jogos, a maioria partidas para a TV ou amistosos no exterior, onde o time consegue fazer caixa para cobrir o déficit de torneios internos. Entrou em campo 79 vezes no total.
Superexposição
O Grêmio jogou ainda mais. Além dos 35% de jogos oficiais a mais que o campeão inglês, disputou 23 partidas, entre amistosos e torneios caça-níqueis, fazendo ao todo 89 jogos em 1996.
"Procuramos expor nossa equipe o menos possível", afirmou Sandro Sabatini, porta-voz da Inter de Milão.
Segundo ele, isso aumenta a expectativa para os jogos, atrai mais torcida aos estádios e valoriza as partidas transmitidas pela TV.
Nos principais países europeus, os jogos do campeonato nacional são disputados somente nos finais de semana. O jogo da televisão pode ficar para sexta ou segunda.
O meio de semana fica reservado para as Copas (nacionais e européias) e para as partidas entre seleções (amistosas e oficiais).

Texto Anterior: 18 perguntas sobre o calendário
Próximo Texto: Sem estaduais, europeus não passam de 51 jogos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.