São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

18 perguntas sobre o calendário

1 - O que é o calendário?
É a disposição dos torneios e das partidas de futebol ao longo do ano.

2 - Quais são os principais torneios disputados por clubes brasileiros?
No primeiro semestre, os campeonatos estaduais, a Copa do Brasil e a Taça Libertadores da América. No segundo semestre, o Campeonato Brasileiro e a Copa Conmebol.

3 - Quem organiza e faz o calendário desses torneios?
Os estaduais são organizados pelas federações de cada Estado. A Copa do Brasil e o Brasileiro, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A Taça Libertadores e a Conmebol, pela Confederação Sul-americana de Futebol.

4 - Quais são esses torneios?
O estadual reúne, em várias divisões, as equipes profissionais de cada Estado. Em São Paulo, há 16 times na primeira divisão.
A Copa do Brasil reúne campeões e vice-campeões dos principais Estados. Contrariando promessa anterior, a CBF convidou 13 clubes para o torneio.
O Brasileiro reúne as principais equipes do país. Há 24 times na primeira divisão, 7 deles paulistas.
A Libertadores reúne dois representantes de dez países sul-americanos mais o campeão do ano anterior. Pelo Brasil, jogam os vencedores do Brasileiro e da Copa do Brasil.
A Conmebol reúne os times mais bem colocados dos campeonatos nacionais dos dez países que não estão na Libertadores.

5 - Os clubes disputam outros torneios?
Sim, como o Rio-São Paulo, a Supercopa da Libertadores. Além disso, fazem amistosos, no Brasil e no exterior, para arrecadar dinheiro.

6 - Quantos jogos um time brasileiro faz por ano?
As grandes equipes, caso cheguem às finais das competições, fazem até 90 partidas por ano. O São Paulo chegou a fazer cerca de cem jogos por ano.

7 - Isso é muito?
Sim. Na Europa e na Argentina, a média é por volta de 50. Além disso, os jogos no Brasil são mal distribuídos ao longo do ano. Há equipes que fazem até quatro jogos numa semana.

8 - Esse acúmulo de jogos é frequente?
Sim. Agora mesmo, há times paulistas fazendo quatro jogos em oito dias. Na semana passada, o Cruzeiro jogou duas vezes no mesmo dia, pelo Estadual e pela Libertadores. O Grêmio já fez três jogos num único dia.

9 - Por que os times jogam tanto?
Porque há muitas competições e cada uma tem jogos demais. As entidades que as organizam não se entendem. Como a maior parte dos jogos de campeonato é deficitária, os clubes fazem amistosos para arrecadar dinheiro e fazer frente aos seus gastos.

10 - Por que as entidades que organizam os torneios não se entendem?
Por divergências políticas e nos negócios. Ricardo Teixeira, da CBF, e Eduardo José Farah, da FPF, são adversários. Além disso, há empresas que disputam a comercialização dos torneios.

11 - Os times não podem se recusar a jogar tanto?
Sim. Pelas Normas Orgânicas da CBF, nenhum jogador pode ser obrigado a jogar duas vezes em menos de 66 horas. Mas, na prática, as equipes nunca protestam.

12 - Qual o prejuízo com o excesso de jogos?
Entre outras coisas, há grande desgaste físico dos jogadores, o que piora o espetáculo. Os torcedores acabam ainda rejeitando os jogos menos importantes, o que resulta em prejuízo financeiro para o clube.

13 - Por que os times aceitam isso?
Normalmente por receio de retaliação das entidades que organizam os torneios.

14 - Que tipo de retaliação?
Isolamento político, prejuízo econômico nos contratos de TV, perseguição burocrática, nas arbitragens etc.

15 - É possível diminuir o número de jogos?
Há várias propostas nesse sentido, mas nada vem sendo feito nos últimos anos. Pelo contrário, têm aumentado o número de torneios caça-níqueis.

16 - Quais são essas propostas?
As principais são redução ou até mesmo o fim dos campeonatos estaduais, redução do número de equipes nos principais torneios, estaduais e nacionais, fim de torneios sem expressão, elaboração de um calendário sul-americano unificado.

17 - O que é um calendário unificado?
É o que existe na Europa, por exemplo. Existem dias reservados para jogos dos campeonatos nacionais, dias para jogos das Copa, dias para jogos das competições continentais e dias para jogos da seleção. No Brasil, essa coordenação não existe nem entre a CBF e as federações.

18 - Os jogadores têm férias?
Como são regidos pela CLT, deveriam ter um mês de férias por ano. Mas alguns clubes, por problemas de calendário, cassam parte das férias dos jogadores. Além disso, a lei que proíbe jogos nos dez primeiros dias após o fim das férias não é respeitada.

Texto Anterior: FPF aceita discutir a extinção dos estaduais
Próximo Texto: Campeões jogam 26% a mais no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.