São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Oscar da música' será entregue hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

O Smashing Pumpkins é uma das bandas que se apresentarão ao vivo, hoje à noite, na entrega dos prêmios Grammy, no Madison Square Garden, em Nova York.
O principal indicado da 39ª edição é o produtor e compositor Kenneth "Babyface" Edmonds, que concorre em 12 categorias, feito que iguala o recorde obtido por Michael Jackson quando do lançamento de "Thriller", em 82.
Babyface, no entanto, concorre por vários trabalhos, entre eles a trilha sonora do filme "Falando de Amor" (Waiting to Exhale), gravada por Whitney Houston, e a produção de faixas do último disco de Eric Clapton.
Em segundo lugar, vem a banda de Chicago Smashing Pumpkins, com sete indicações -o maior número para um único trabalho nesta edição.
Neste ano, a principal novidade é a mudança da festa de entrega, de Los Angeles para Nova York. Cerca de 12 mil pessoas poderão assistir à cerimônia que concederá 89 prêmios divididos em 27 áreas musicais, no Madison Square Garden. Se ocorresse no Shrine Auditorium, em Los Angeles, os lugares seriam reduzidos para 5.500.
Como melhor álbum do ano, foram indicados "Odelay" (Beck), "Falling into You" (Celine Dion), "The Score" (Fugees), "Mellon Collie and the Infinite Sadness" (Smashing Pumpkins) e "Waiting to Exhale" (vários artistas).
Para melhor novo artista (lançamentos entre 1º de outubro de 95 e 30 de setembro de 96), estão concorrendo Garbage, Jewel, No Doubt, Tony Rich Project e LeAnn Rimes.
Na categoria de melhor música do ano concorrem "Give Me One Reason" (Tracy Chapman), "Change the World" (Eric Clapton), "Because You Loved Me" (Celine Dion), "Ironic" (Alanis Morissette) e "1979" (Smashing Pumpkins).
Já o prêmio de melhor canção -concedido ao compositor- é disputado por "Because You Loved Me" (Diane Warren), "Blue" (Bill Mack), "Change the World" (Gordon Kennedy, Wayne Kirkpatrick e Tommy Sims), "Exhale" (Babyface) e "Give Me One Reason" (Tracy Chapman).
Três brasileiros estão entre os indicados ao Grammy deste ano. Ivan Lins concorre na categoria jazz instrumental pelo disco "The Hearts Speaks", em parceria com o trompetista norte-americano Terence Blanchard.
O disco "Oceano", de Sérgio Mendes, rendeu ao carioca Moogie Canazio a indicação para o prêmio de melhor engenheiro de som.
Tom Jobim concorre postumamente com "The Man from Ipanema", como a melhor caixa de CDs, e indiretamente (categoria jazz instrumental) por "Antonio Carlos Jobim and Friends", do pianista Gonzalo Rubalcaba.
A cerimônia começa às 20h (22h de Brasília) e será transmitida ao vivo pela rede CBS. No Brasil, a TNT exibe a entrega à 0h30.

Texto Anterior: Billy Corgan encaixota a obsessão por sua música
Próximo Texto: Os prêmios da banda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.