São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Computador ajuda a melhorar seu texto

GISELE RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Já estão na praça novas versões de programas que ajudam o usuário de micro a melhorar seu texto.
As novidades ficam por conta da versão 97 do "Revisor Gramatical", R$ 196, (leia crítica ao lado) e do "Orthográphos", da DTS.
O editor de textos "Redator Windows 5.0" é o único entre os processadores que faz correção gramatical e verifica a legibilidade do texto em português. Ele vem embutido na linha de micros InfoWay, da Itautec, e pode também ser comprado separadamente.
Há ainda o "Aurélio Eletrônico 2.0" (R$ 133), que vem com o corretor ortográfico da Lexikon, empresa que promete colocar no mercado, até abril, a "Gramática Eletrônica"-o lançamento estava previsto para junho passado.
Os programas ajudam, mas cometem erros -alguns até graves. Por isso, não confie cegamente nas coreções.
Como funciona
Depois de instalar os corretores em seu micro, configure-os no processador de acordo com as suas necessidades de uso. Cada programa apresenta uma configuração diferente para "caçar" os erros ao longo do texto. O melhor aproveitamento do recurso vai depender dessa configuração.
O "Orthográphos", que agora é vendido separadamente, é compatível com editores para "Windows". Uma vez instalado, ele acrescenta a função Revisor Ortográfico às ferramentas de revisão de texto do editor. Ele é praticamente autoconfigurável.
Pode ser acionado, clicando-se em Ferramentas, Revisor Ortográfico. As correções são feitas com base no dicionário do aplicativo e não do processador de textos -embora o usuário possa escolher entre os dois.
A configuração do recurso de revisão de texto do "Redator Windows 5.0", desenvolvido pela Itautec, está na barra de tarefas, em Editar, Preferências e Revisão. Uma janela mostrará como a verificação do seu texto pode ser feita. Habilite as opções que melhor se adequem ao seu uso.
Para fazer a correção ortográfica e gramatical, coloque o cursor no início do texto. Vá em Revisão. Há várias opções de verificação. Se enquanto estiver escrevendo um texto surgir dúvida quanto ao significado de uma palavra, o ícone de um livro, na barra de tarefas permite consultar o verbete.
Clique em Revisão para fazer a verificação ortográfica, gramática e mecânica de seu documento. O problema é que nem sempre o programa funciona como o esperado. Se um verbete grafado de maneira incorreta não constar do dicionário do aplicativo, ele não será corrigido, assim, como erros de concordância nominal e verbal em sentenças muito longas.
Nesse caso, é possível recorrer à função Ajuda, que traz dicas e regras gramaticais. Essa função serve apenas como orientador, pois o que pesa mesmo é o bom senso do usuário e os seus conhecimentos da língua portuguesa.
O programa também pode servir como termômetro de legibilidade do texto. Ao ser acionado Verificar Legibilidade, o recurso mostra em quadro estatístico o grau de compreensão daquilo que você escreveu. Dependendo do resultado, isso pode significar que mudancinhas precisam ser feitas.
(GR)

Onde encontrar - Plug Use ("Aurélio Eletrônico), tel. (011) 865-2030

Texto Anterior: Cientistas inventam máquina quântica
Próximo Texto: "Revisor Gramatical" peca no uso de crases
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.