São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Software sobre Paulista tem história e show de erros

LUÍS CURRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Com boa quantidade de informações e um festival de erros técnicos, chega ao mercado "Paulistão 97" (R$ 25), CD-ROM oficial da Federação Paulista de Futebol para divulgar o maior campeonato regional de futebol do Brasil.
O grande trunfo desse software, feito em parceria por Netwell e Winplace, é oferecer um arquivo da história do Campeonato Paulista -que acontece desde 1902.
Há fotos históricas raras, principalmente as do início do século, com os primeiros times em uniformes arcaicos e estádios sem arquibancadas e quase sem torcedores.
Os artilheiros de cada torneio e a ficha completa do jogo final também estão no "Paulistão 97".
Para cada time (da primeira à terceira divisões de São Paulo), há a data de fundação, resumo da história, títulos, nome do estádio e endereço do clube.
Porém, há defeitos: por falhas de tabulação, a maior parte dos textos aparece desalinhada; nos vídeos, a fala de jogadores, abafada por ruídos, é praticamente inaudível; erros de português são frequentes; e há dificuldades para se acionar nos ícones (às vezes, é preciso clicar "no vazio" para dar certo).
Concorrente
A Abril Multimídia também está lançando um CD-ROM sobre futebol, o "Almanaque Placar do Futebol" (R$ 49,90).
Com ótima qualidade gráfica, é possível saber as origens e regras do jogo, ter as fichas de astros do futebol mundial e, em um teste de conhecimento, tentar tirar a roupa da bela Fábia Taffarel (prima do ex-goleiro da seleção).
Para usar os dois CDs, é preciso um PC 486 ou superior, com 8 Mbytes de memória RAM e CD-ROM de dupla velocidade.

Onde encontrar - Grandes bancas e lojas de informática

Texto Anterior: Vôo virtual fascina mais que o real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.