São Paulo, quinta-feira, 27 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PFL e PSDB mantêm disputa pelo cargo de líder do governo

DANIELA PINHEIRO
DENISE MADUEÑO

DANIELA PINHEIRO; DENISE MADUEÑO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

PFL e PSDB aproveitaram as cerimônias de filiações para dar uma demonstração de força e reivindicar o cargo de líder do governo na Câmara, aumentando a tensão entre os dois partidos governistas.
O cargo é ocupado hoje pelo pefelista Benito Gama (BA), mas o PSDB está pleiteando o cargo. Os dois partidos reuniram seus ministros, deputados e senadores simultaneamente -mas em locais separados- ontem na Câmara.
"Queremos o poder e não abdicamos de querer o poder para defender nossos correligionários", disse o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) na solenidade filiação do governador do Amazonas, Amazonino Mendes.
"Vamos ocupar cada espaço físico e político deste país", bradou o ministro Sérgio Motta (Comunicações). "Eu espero que seja do PSDB o próximo líder do governo na Câmara", completou Motta na solenidade de filiação dos deputados de Rondônia Emerson Olavo Pires (ex-PMDB) e Moisés Bennesby (sem partido) ao PSDB.
Os partidos procuram mostrar sua importância na aprovação da emenda que permite a reeleição de FHC, procurando aumentar seu cacife junto ao governo.
Em mensagem lida na cerimônia pefelista, o presidente de honra do PFL, Jorge Bornhausen, disse que foram os parlamentares do partido que apresentaram, relataram, presidiram a sessão e se empenharam na aprovação da emenda.
Anteontem à noite, pefelistas e peemedebistas se encontraram com FHC e o ministro Luiz Carlos Santos no Palácio da Alvorada. O líder do PSDB, José Aníbal, foi excluído da reunião: "Não fui avisado", disse Aníbal. Antes do encontro, Santos defendeu a permanência de Benito na liderança: "O líder Benito Gama ganhou todas (as votações), não perdeu nenhuma".

Texto Anterior: Senado pode atrasar trâmite
Próximo Texto: Presidente decide em favor do PFL, e Benito Gama segue líder
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.