São Paulo, quinta-feira, 27 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM vai dar guia com dica sobre segurança

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir do próximo dia 17 policiais militares femininas passarão a distribuir, em São Paulo, um guia com 57 dicas de segurança.
A cartilha "Viva Seguro", produzida pela Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros e de Capitalização), com participação da Apomi (Associação dos Policiais Militares do Estado de São Paulo), pretende informar medidas simples de como agir no cotidiano com segurança, sem criar pânico.
"Mudamos a linguagem das cartilhas tradicionais, muito policialescas, para uma abordagem mais leve, com ilustrações (do cartunista Spacca). Também procuramos banir as dicas óbvias, de conhecimento de todos", disse o presidente da Fenacor, Leôncio de Arruda.
Dicas comuns como não andar com jóias nas ruas ou não dirigir com os vidros do carro abertos foram substituídas, por exemplo, por orientação de quando se deve sustar ou de quando se deve cancelar um talão de cheques roubado.
"Além disso, reduzimos o número de sugestões de segurança nessa cartilha para que, efetivamente, sejam lidas, inclusive por crianças. Por isso também optamos por linguagem mais leve."
200 mil cópias
O guia, de 23 páginas, terá uma tiragem inicial de 200 mil exemplares -custo inicial de R$ 100 mil.
Ele será distribuído nos principais cruzamentos da cidade por policiais femininas da Apomi.
"Escolhemos as policiais femininas para distribuir a cartilha para reforçar o caráter descontraído do guia", disse o presidente da Apomi, tenente Dirceu Cardoso Gonçalves.
"O guia não vai livrar a pessoa do assalto, mas vai fazê-la se prevenir. Ele, no entanto, mostra que essa prevenção está completamente desassociada da idéia de se andar armado", afirmou Gonçalves.
A Fenacor pretende fazer uma nova edição do guia em abril, com impressão de 1 milhão de cópias.
Corretores
As cartilhas sobre segurança seriam distribuídas aos 16 mil corretores do Estado de São Paulo e aos 48 mil do resto do país.
"Os corretores podem funcionar como difusores das dicas, uma vez que estão permanentemente em contato com pessoas que procuram segurança", afirmou o presidente da Fenacor.
Inicialmente, o guia será distribuído na capital, Grande São Paulo e algumas cidades do interior. Na próxima etapa, a cartilha circulará por todo o país.
São Paulo
Em São Paulo, as dicas serão distribuídas, principalmente, nas avenidas Paulista, Rebouças, Brasil, Tiradentes, entre outras.
A estimativa é que a distribuição do guia se estenda até o final do ano. Até lá, devem ser investidos cerca de R$ 500 mil em publicidade para divulgação das dicas.
Entre as formas de veiculação da cartilha, a Fenacor está estudando a instalação de outdoors.
"Queremos chamar a atenção das pessoas para a necessidade de pensar a questão da segurança de uma forma inteligente", afirmou Arruda.

Texto Anterior: Empresa solicita análise para revelar causa de contaminação
Próximo Texto: As principais dicas do guia de segurança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.