São Paulo, quinta-feira, 27 de fevereiro de 1997
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Médicos e advogados ajudam a elaborar dicas

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Fenacor consultou profissionais liberais, departamentos jurídicos de empresas e a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) para elaborar o guia, que levou oito meses para ser concluído.
Segundo a assessoria de imprensa da Fenacor, médicos plantonistas estão entre os profissionais que mais contribuíram com dicas.
Isso porque, segundo a assessoria, esses médicos conhecem casos inusitados de violência que muitas vezes não chegam ao conhecimento da polícia, por medo ou constrangimento das vítimas.
A dica de sustar ou cancelar talões roubados ou extraviados, por exemplo, teve contribuição da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB.
"Essa é uma confusão comum que o cidadão faz. Se a pessoa é cliente de um banco que fornece o serviço de entrega de talões de cheques a domicílio e, eventualmente, o talão não chegar, a responsabilidade é do banco e não do cliente", disse o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB, Adnan El Kadri.
"Nesse caso, o cliente deve pedir o cancelamento do talão, que tem de ser providenciado pelo banco. O correntista foi atraído por esse serviço do banco. Ele não pode se responsabilizar por uma falha de um serviço que contratou", explicou o advogado. Segundo ele, o cliente só deve sustar o cheque quando ele próprio o perdeu.
(AL)

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