São Paulo, sábado, 1 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto reduz Distrito Federal e propõe criar novo Estado

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Tramita no Senado uma proposta de emenda constitucional que pretende reduzir a área do Distrito Federal para um quinto dos atuais 5.814 km2.
Escórcio foi senador por quatro meses e deixou a vaga na semana passada para o titular do cargo, senador Bello Parga (PFL-MA). Sua proposta tem outros adeptos, interessados nos recursos da União que hoje são destinados a Brasília.
"O Distrito Federal dispõe de mais dinheiro hoje do que todo o Estado do Maranhão", afirmou Edison Lobão (PFL-MA), um dos senadores que assinaram o projeto, permitindo sua tramitação.
O DF recebe mensalmente cerca de R$ 100 milhões para financiar os serviços de saúde, educação e, como prevê a Constituição, de segurança pública. Anualmente, isso significa quase um terço do orçamento global do Distrito Federal.
Se a emenda for aprovada, essa verba deverá ser dividida entre o Distrito Federal e o novo Estado.
"A atual divisão tende a criar uma nova Baixada Fluminense, miserável e violenta, em torno da região privilegiada de Brasília", afirmou Escórcio, 47.
Ele mora há 34 anos no DF e negou que tenha interesse em qualquer cargo no novo Estado.
"Estou fazendo isso por carinho. Eu tenho uma porrada de imóveis aqui, minha família mora aqui", disse.
Procurado pela Folha para comentar o projeto, o governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque (PT), não retornou aos telefonemas.

Texto Anterior: Falha em segurança causa troca de equipe
Próximo Texto: Ex-ministro recusa cargo em Nova York
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.