São Paulo, sábado, 1 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comunidade administra Ciep

DA SUCURSAL DO RIO

Em 1993, após a vila olímpica ser premiada pela BBC de Londres como o melhor projeto de países em desenvolvimento voltado para o atendimento de crianças carentes, o então governador Leonel Brizola fez um acordo com a comunidade.
Pelo acordo com os mangueirenses, o Estado bancaria as despesas com professores e a merenda escolar de um Ciep construído ao lado. A direção da vila olímpica ficaria com o direito de administrar essa escola em tempo integral.
O resultado: diferentemente da maioria dos Cieps espalhados pelo Estado, o Nação Mangueirense está muito bem tratado. Em meio a jardins floridos e uma piscina semi-olímpica, cerca de mil alunos estudam e praticam esportes.
Além de servir como modelo para outras iniciativas pelo país, a vila olímpica começa também a dar frutos internos. A rede escolar Santa Mônica, por exemplo, deverá inaugurar em 98 uma escola para atender crianças da pré-escola à primeira série.
Na praça Onze, centro, no barracão da escola de samba, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social está apoiando um serviço de atendimento a 120 crianças de rua, fornecendo alimentação e oficinas profissionalizantes.
"A grande vantagem é que as crianças estão indo para lá espontaneamente, por ser um projeto da Mangueira. Queremos este ano ter a felicidade de também comemorar a diminuição do índice de criminalidade no centro", diz Chiquinho.

Texto Anterior: Xerox mantém mais projetos
Próximo Texto: 41,22% das vagas de universidade sobram
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.