São Paulo, sábado, 1 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colombiana espera estradição para EUA

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A colombiana Mery Valencia, 43, condenada nos EUA por tráfico de drogas e formação de quadrilha, está presa no setor de custódia da Polícia Federal em Brasília desde a noite de anteontem.
Valencia, acusada de ter ligações com o cartel de Cáli (Colômbia), foi transferida da sede da PF no Rio por segurança. A determinação inicial da Justiça era que ela ficasse presa no presídio de segurança máxima Bangu 1, na zona oeste do Rio.
Só que o local não dispõe de celas para mulheres. A sede da PF carioca foi descartada por ser vulnerável, com grande risco de fuga.
Valencia vai ficar presa em Brasília até que seu pedido de extradição para os Estados Unidos seja julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Até ontem o pedido não havia chegado ao Supremo. O prazo é de 60 dias a contar da prisão, ocorrida no dia 7 de fevereiro. Valencia foi presa no Rio durante o Carnaval por portar documento falso.
Segundo informações do FBI (polícia federal norte-americana), Valencia seria a quinta pessoa na hierarquia do cartel de Cáli. Ela seria responsável pelo envio anual de 20 a 25 toneladas de cocaína da Colômbia para os Estados Unidos.

Texto Anterior: Tentativa de roubo deixa cinco feridos
Próximo Texto: Sambódromo vai virar abrigo para criança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.