São Paulo, sábado, 1 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uberlândia já é a segunda maior em MG

DA SUCURSAL DO RIO

Graças à atividade econômica, em especial a agropecuária, Uberlândia ultrapassou Juiz de Fora como terceiro maior município mineiro, em termos de população.
Com um crescimento de 3,6% ao ano, a cidade do Triângulo Mineiro ficou com 437.111 habitantes. Juiz de Fora tem 423.913.
Betim foi a cidade de Minas que apresentou maior crescimento relativo (7,9%), chegando a 249.795 habitantes. É mais uma consequência do esgotamento das grandes cidades.
Segundo Luiz Antônio Oliveira, chefe do Depis (Departamento de População e Indicadores Socais), houve um "transbordamento" da população de Belo Horizonte (2.091.770 habitantes), que cresceu apenas 0,7%. O Estado, com crescimento de 1,1%, tem 16.660.691 habitantes.
Oliveira explicou o crescimento de Uberlândia pelo fato de ser um "pólo regional" de desenvolvimento. "É rota do escoamento de produção agropecuária e industrial, além de ser conexão de quem vai de Brasília para São Paulo."
A contagem de população do IBGE detectou crescimento no Vale do Aço e Sul de Minas e estagnação e até decréscimo populacional no Norte e Nordeste do Estado.
Belo Horizonte
Os dados preliminares do Censo 96 do IBGE constataram que a população de Belo Horizonte vem crescendo menos, em relação a 1991. Atualmente, sua população é de 2.091.770 -eram 2.020.160 pessoas em 1991.
Segundo os técnicos do IBGE em Minas Gerais, o crescimento relativo da capital mineira foi menor do que a média do Estado -3,54%, contra 5,91%.
Essa desaceleração, segundo o chefe do Departamento Regional do órgão, Carlos Alberto Pereira, ocorre em função da limitação de espaço físico para a cidade crescer.
Esse menor crescimento, ao deslocamento para a periferia da região metropolitana de BH, atraente para empregos e moradia.

Texto Anterior: Mulheres são maioria em onze Estados
Próximo Texto: Construção estimula migração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.