São Paulo, sábado, 1 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Times do Rio têm crise de patrocínio

DA REPORTAGEM LOCAL

Os clubes do Rio vivem uma crise de patrocínio que ameaça fragilizar o futebol do Estado.
Fluminense e Botafogo estão jogando no Estadual sem patrocinador. Flamengo e Vasco recebem menos que as principais equipes paulistas.
O Fluminense perdeu seu último patrocínio importante quando a multinacional coreana Hyundai deixou o clube, no ano passado.
Para o Brasileiro, a equipe fez um acordo temporário com a Sportv, canal esportivo a pagamento da Globosat.
O rebaixamento para a segunda divisão prejudicou as negociações que o clube vinha mantendo, apadrinhadas por João Havelange, presidente da Fifa e torcedor da equipe.
Como os jogos da segunda divisão não são televisionados e os adversários são times de menor expressão, o patrocinador terá pouca visibilidade no segundo semestre.
O Botafogo tinha com o atacante Túlio, sua principal estrela, um contrato casado de patrocínio com a 7up. Com a ida de Túlio para o Corinthians, o time perdeu o apoio da marca de refrigerante.
Há várias semanas vem prometendo um iminente acordo com uma multinacional, mas o anúncio é sempre adiado.
Flamengo e Vasco estão em situação um pouco melhor, mas ainda assim em desvantagem em relação aos clubes paulistas.
O Flamengo recebe cerca de R$ 285 mil por mês da Petrobrás Distribuidora para usar a marca Lubrax em sua camisa. O contrato é o mais antigo entre os grandes clubes brasileiros.
Valor inferior
O valor, porém, está um pouco acima do que a Portuguesa recebe de seu patrocinador, a distribuidora Salemco. Bem abaixo da contribuição que Palmeiras e Corinthians recebem.
O Vasco recebe menos que o São Paulo do patrocinador em comum das equipes, a empresa de informática Data Control.
Fluminense e Botafogo estão disputando o Estadual do Rio com a camisa "limpa".
Já o América, que também não tem patrocínio, se dispôs a apoiar a candidatura do Rio à Olimpíada e tem na camisa o logo oficial do comitê Rio 2004.
Curiosamente, o mais novo clube profissional do Estado, o Rio de Janeiro Futebol Clube, fundado em setembro do ano passado, já tem patrocinador.
Zico, dono do único clube-empresa carioca, conseguiu levar seu patrocinador pessoal, a marca Energil-C, para a equipe.
Além disso, o time tem um contrato de parceria com o clube japonês Kashima Antlers. O Rio de Janeiro estréia este ano nas competições do Estado.

Texto Anterior: Parceria de sucesso
Próximo Texto: Erros dos clubes afastam empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.