São Paulo, sábado, 1 de março de 1997 |
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Times do Rio têm crise de patrocínio
DA REPORTAGEM LOCAL Os clubes do Rio vivem uma crise de patrocínio que ameaça fragilizar o futebol do Estado.Fluminense e Botafogo estão jogando no Estadual sem patrocinador. Flamengo e Vasco recebem menos que as principais equipes paulistas. O Fluminense perdeu seu último patrocínio importante quando a multinacional coreana Hyundai deixou o clube, no ano passado. Para o Brasileiro, a equipe fez um acordo temporário com a Sportv, canal esportivo a pagamento da Globosat. O rebaixamento para a segunda divisão prejudicou as negociações que o clube vinha mantendo, apadrinhadas por João Havelange, presidente da Fifa e torcedor da equipe. Como os jogos da segunda divisão não são televisionados e os adversários são times de menor expressão, o patrocinador terá pouca visibilidade no segundo semestre. O Botafogo tinha com o atacante Túlio, sua principal estrela, um contrato casado de patrocínio com a 7up. Com a ida de Túlio para o Corinthians, o time perdeu o apoio da marca de refrigerante. Há várias semanas vem prometendo um iminente acordo com uma multinacional, mas o anúncio é sempre adiado. Flamengo e Vasco estão em situação um pouco melhor, mas ainda assim em desvantagem em relação aos clubes paulistas. O Flamengo recebe cerca de R$ 285 mil por mês da Petrobrás Distribuidora para usar a marca Lubrax em sua camisa. O contrato é o mais antigo entre os grandes clubes brasileiros. Valor inferior O valor, porém, está um pouco acima do que a Portuguesa recebe de seu patrocinador, a distribuidora Salemco. Bem abaixo da contribuição que Palmeiras e Corinthians recebem. O Vasco recebe menos que o São Paulo do patrocinador em comum das equipes, a empresa de informática Data Control. Fluminense e Botafogo estão disputando o Estadual do Rio com a camisa "limpa". Já o América, que também não tem patrocínio, se dispôs a apoiar a candidatura do Rio à Olimpíada e tem na camisa o logo oficial do comitê Rio 2004. Curiosamente, o mais novo clube profissional do Estado, o Rio de Janeiro Futebol Clube, fundado em setembro do ano passado, já tem patrocinador. Zico, dono do único clube-empresa carioca, conseguiu levar seu patrocinador pessoal, a marca Energil-C, para a equipe. Além disso, o time tem um contrato de parceria com o clube japonês Kashima Antlers. O Rio de Janeiro estréia este ano nas competições do Estado. Texto Anterior: Parceria de sucesso Próximo Texto: Erros dos clubes afastam empresas Índice |
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