São Paulo, sábado, 1 de março de 1997
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Gravadora descarta inéditos de Mamonas

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Um ano após a morte dos Mamonas Assassinas em um acidente aéreo, ainda há material inédito da banda que poderia ser lançado em disco. A maioria do material é de apresentações em programas de rádio e em shows ao vivo.
Mas a cúpula da gravadora do grupo, a EMI, descarta seu uso. "Essa possibilidade está definitivamente fora dos planos da gravadora", afirma Alberto Runkel, diretor de marketing da EMI.
Segundo ele, a decisão foi tomada pela gravadora, pelos produtores e pela família. "Decidimos não explorar comercialmente o grupo após o fim da banda."
Decisão um tanto curiosa, já que os Mamonas são recordistas de vendas com um único disco em toda a história da gravadora.
O disco da banda vendeu 2,275 milhões de cópias -vendagem 1 milhão de cópias superior a "Quatro Estações", o disco mais vendido do Legião Urbana.
Runkel afirma que a resolução obedeceu a critério éticos e políticos. Segundo ele, o uso de material inédito dos Mamonas poderia causar prejuízos à EMI. "A gravadora poderia ficar arranhada institucionalmente perante os artistas."
O material com melhor qualidade, segundo Runkel e Rick Bonadio -produtor dos Mamonas-, é de participações ao vivo em programas das rádios Cidade, Transamérica e 89, além de um show gravado no Metropolitan, no Rio.
As gravações pertencem às rádios, mas só podem ser lançadas com a anuência da EMI.
Segundo Runkel, o repertório dos programas não difere muito do disco. Há uma paródia à la Mamonas de "Twist and Shout", sucesso dos Beatles.
"Mas, por causa do palavreado, dificilmente conseguiríamos uma permissão para formalizar a versão", avalia Runkel.
Com exceção do show do Metropolitan, o material de shows ao vivo não é tão bom, já que as gravações foram pirateadas.
E também existem gravações da fase pré-Mamonas, quando a banda se chamava Utopia. "Algumas pessoas nos ofereceram material. Mas não tinha nada a ver com os Mamonas. Seria um desrespeito à memória dos meninos", diz.
O único produto lançado recentemente com a chancela da gravadora foi "Mamonas Assassinas - MTV na Estrada", em dezembro. O vídeo vendeu 8 mil unidades.

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