São Paulo, sábado, 1 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transferidas células suínas ao homem

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas anunciaram anteontem ter conseguido transplantar com sucesso células de porco no cérebro de pacientes que sofrem do mal de Parkinson.
Pacientes com a doença, que destrói células nervosas, não têm quantidade suficiente de uma substância cerebral chamada dopamina, o que leva a problemas motores. Os resultados do estudo estão na "Nature Medicine".
Muitos cientistas acreditam que o transplante de células ou órgãos entre animais de espécies diferentes possa levar à transmissão de doenças exclusivas de animais para a espécie humana.
Segundo o estudo, 12 pacientes receberam o transplante. Um dos voluntários morreu de causas desconhecidas, e os cientistas estudaram o seu cérebro.
Os resultados da autópsia mostraram que as células de porco haviam sobrevivido e que estavam produzindo dopamina.
Embora os cientistas não possam afirmar se o transplante funcionou nos outros pacientes, consideram que os resultados obtidos são encorajadores.
"Isso mostra que é possível substituir células nervosas que morreram", disse Ole Isacson, da Universidade Harvard.

Texto Anterior: Carla Perez é a mais 'clonável'
Próximo Texto: Comprador terá de mostrar identidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.