São Paulo, segunda-feira, 3 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Andretti vence GP com chassi estreante

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A HOMESTEAD

O norte-americano Michael Andretti, da Newman-Haas, venceu ontem o GP de Miami, prova de abertura da Indy em 97.
Paul Tracy (CAN/Penske) foi o segundo, seguido por Jimmy Vasser (EUA/Ganassi).
Foi a prova de estréia do novo chassi Swift, que equipa a Newman-Haas de Andretti.
"O carro esteve perfeito. O chassi esteve fantástico, assim como o motor (Ford Cosworth V8) e os pneus (Goodyear)", disse.
Ele foi diretamente beneficiado por um acidente entre Gil de Ferran (BRA/Walker) e Dennis Vitolo (EUA/Project Indy), na volta 69, que o colocou na liderança.
Ferran estava em primeiro, quando, ao ultrapassar o retardatário Vitolo, seu carro recebeu um toque e foi jogado contra o muro.
"Só posso acreditar que ele não me viu. Estava ultrapassando e, de repente, o Vitolo virou. Batemos de lado", disse Ferran.
"Estava muito bem, mantendo meu ritmo e tomando cuidado para economizar pneus. Fiquei muito decepcionado."
Apenas três brasileiros terminaram a prova. O mais bem classificado foi Mauricio Gugelmin, da PacWest, que terminou na sétima posição. André Ribeiro, da Tasman, foi o 12º, e o estreante Gualter Salles, da Davis, o 15º colocado.
Raul Boesel, da Patrick, Christian Fittipaldi, da Newman-Haas, e Roberto Pupo Moreno, da Payton-Coyne, abandonaram a prova com problemas mecânicos.
Disputa
Jimmy Vasser largou em sexto, mas logo na primeira volta ultrapassou Mark Blundell (ING/PacWest) e Greg Moore (CAN/Forsythe), passando à quarta posição.
Seu companheiro de equipe, o italiano Alessandro Zanardi, que largou na pole pela quinta vez consecutiva, liderou a prova até a volta 31, quando Ferran o ultrapassou.
A primeira interrupção por bandeira amarela aconteceu na volta 46. Dario Franchitti (ESC/Hogan) bateu contra o muro da curva 2.
Na nova largada, Ferran manteve a ponta. Andretti era o segundo, e Zanardi, o quarto colocado.
A prova teve mais duas interrupções -uma após o acidente de Ferran e outra depois que Max Papis (ITA/Arciero) parou na pista.
Andretti manteve a ponta. Tracy e Vasser se aproveitaram da última largada e consolidaram suas posições até o fim da prova.
Após a prova, Andretti reclamou da conduta de Vitolo. "Foi uma falha muito grave. Ele precisa refletir sobre o que fez."
A direção da Patrick pediu que a classificação final da prova fosse revisada. Segundo a equipe, Scott Pruett terminou a prova na mesma volta de Andretti.

O jornalista Fábio Seixas viaja a Homestead a convite da Brahma

Texto Anterior: Regras mudam de novo vida de goleiros a partir de 1º de julho
Próximo Texto: Zanardi se diz surpreso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.