São Paulo, segunda-feira, 3 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maria-vai-com-as-outras; Rock e fé; Ostras em discussão; Gospel 1; Chega de hits!; Barraco da Vange; Gospel 2; Encontro de RPG; A fã corrige

Peça, exija, reclame, sugira, detone, aplauda, mas compareça com a sua carta, telegrama ou e-mail para esta seção

Maria-vai-com-as-outras
"Escrevo para fazer uma crítica e acho que muita gente vai me odiar por isso, mas não resisti. Sabe por que eu detesto essas pessoas que se dizem entendidas em rock? Porque são todas umas maria-vai-com-as-outras. É, é isso mesmo. Só gostam daquilo que os outros dizem que é bom, ou daquilo que aquelas revistinhas cretinas que eles compram dizem. Se o crítico da revista disser que tal banda não presta, elas nem se dão ao trabalho de ouvir e já saem por aí falando. Ou então já ouviram e até gostam, mas, como todos os companheiros ditos roqueiros falam que não presta, elas deixam de gostar ou fingem não gostar, como muitas que eu conheço por aí. E o pior é que têm a cara-de-pau de vir falar em personalidade. São o maior exemplo de falta de personalidade que eu conheço."
Camila Bachega (Santa Bárbara D'Oeste, SP)

Rock e fé
"Sobre a matéria do Folhateen do dia 17 passado, fiquei impressionado com o preconceito e a ignorância de muitos músicos de bandas nacionais no que diz respeito à chamada música gospel. Nos Estados Unidos, ela está nas paradas de sucesso de muitas rádios seculares, ao contrário do que ocorre aqui. Há um medo de muitos serem passados para trás, por isso as críticas. Músicos brasileiros, não adianta se debaterem diante da chegada da música chamada gospel, vamos reconhecê-la. Há muita picaretagem? Há! Porém, não reconhecê-la é pura burrice. Muitas bandas e cantores gospel já ganharam prêmios seculares, como o Grammy. O mais incrível foi que quem deu a opinião mais sensata foi o apresentador da MTV, que não tem banda. E quanto aos outros, têm de se informar mais."
Hélio Machado (Joinville, SC)

Ostras em discussão
"Em resposta ao João Passarelli (24/2), que criticou a banda Os Ostras, queria lembrar que a mesma foi revelação dos leitores do 'Hall of Fame 96', deste jornal. Você com certeza não conhece o trabalho que eles fazem. Quem disse que música tem de mostrar a realidade, a revolta do ambiente? Os Ostras são o inverso disso que está escrito. O único revoltado é você. Faça algo para mudar! Cai na água, João!!!"
Patrícia Maiden (São Paulo, SP)

Gospel 1
"Gostei da reportagem sobre a música e bandas gospel, mas a reportagem local estragou o final da matéria dando sua opinião sem sentido e ignorante da essência da música em si. É mais fácil criticar do que entender, não é? E pior ainda foram os comentários de integrantes de bandas populares, que não entendem o verdadeiro significado das letras que passam mensagens.
É porque julgam a música gospel com preconceito. Para definir e entender essa música e vida só compreendendo com o coração e a experiência que ela proporciona.
Se fica nessa de técnicas novas e letras sem conteúdo cantadas mecanicamente, no final vocês verão que não chegarão a lugar nenhum."
Francineide de Almeida, 24 (Bauru, SP)

Chega de hits!
"Um apelo às rádios paulistas: Parem de tocar tantos hits!!! É superchato você ligar o rádio e ouvir sempre as mesmas músicas, sempre as mesmas bandas e sempre os mesmos comentários pobres dos apresentadores. Sou superfã de rádio, mas acho que a coisa decaiu muito nos últimos anos. Muitos leitores do Folhateen devem concordar comigo, alguns não. Acho que o destaque demasiado à música comercial tira o charme das rádios. Tentar fazer com que uma música chata chegue aos ouvidos das pessoas, tocando-a insistentemente, é algo grotesco. 'O produto tem de vender, o público que se dane...' It's suck's...! Publiquem meu endereço para que pessoas que tenham a mesma opinião me escrevam."
Walker Santos Araújo, 24 (r. Antônio Ramos Rosa, 113, CEP 05822-010, São Paulo, SP)

Barraco da Vange
"Esse recado é para vocês que vivem na calada da noite preta. Entrem em contato conosco para saber mais sobre Vange Leonel. O endereço do fã-clube é: Barraco da Vange, Caixa Postal 10589-9, CEP 03097-970, a/c de Denise Janoski."
Barraco da Vange (São Paulo, SP)

Gospel 2
"Devo informar aos desafetos dos grupos 'gospel' que o maior número de boas bandas no pop/rock brasileiro dos anos 90 está dentro das igrejas, e não fora, como nos anos 80. Até a Igreja Católica já tem as suas bandas (mas lá não são chamadas de gospel). Bandas como Cristoatividade, Novo Viver, Rosa de Saron e Exodus vêm fazendo sucesso na Catedral FM, aqui do Rio. Mesmo assim são mais alternativas do que essas bandas pseudo-alternativas das rádios de rock e da MTV, e a Catedral FM já provoca reações na El Shadai FM, citada na matéria.
Bandas evangélicas ou católicas podem soar maçantes para os desafetos, mas são mais sadias e menos repetitivas que o Planet Hemp, com seu monólogo pró-cannabis, ou os Raimundos, que não saem do pornoforrócore."
Marcelo de Jesus Delfino, 21 (Rio de Janeiro, RJ)

Encontro de RPG
"Vocês podiam fazer uma matéria sobre músicas como trance, jungle e rap, sons que têm pouco espaço na mídia brasileira. Ou cobrir eventos como o quinto Encontro Internacional de RPG, que acontece na Marquise do Ibirapuera, provavelmente em maio. Vocês que gostam de rap, underground, jungle, trance, tecno e tudo ligado ao gênero, por favor, me escrevam!"
Tiago Alves B. Gonçalves (r. Marquês de Itu, 382, apto, 61, CEP 01223-000, São Paulo, SP)

A fã corrige
"Na edição de 27/1, Tatiana Fernandes pediu a discografia completa dos Paralamas, e houve alguns erros. Gostaria que meu endereço fosse publicado para eu me corresponder, principalmente, com quem curte o grupo."
Juliana Martins, 15 (r. Recife, 178, CEP 06700-000, Cotia, SP)
resposta
Erramos, Juliana. Como você aponta na carta, faltaram os discos Big Bang (89) e Arquivo (90); Bora Bora é de 88, e Severino é de 94.

Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. E-mail: Folhateen@uol.com.br. Mande seu nome, idade, endereço e telefone.

Texto Anterior: HAJA CLONE!
Próximo Texto: Orgasmo bom dispensa hora marcada, pressa ou culpas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.