São Paulo, segunda-feira, 3 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como manter as unhas em ordem para não sair arranhando a meia ou o braço do garoto

CRISTIANE YAMAZATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ainda que você não se ligue em esmaltes ou cutículas em ordem, uma unha roída ou malcortada pode acabar arranhando o namorado, a meia ou chamando a atenção da galera.
Confira aqui o passo a passo de como dar um trato nas unhas, com as dicas de Jordelina Alves Leite, professora do Centro de Tecnologia em Beleza do Senac-SP. Não é preciso seguir todas as etapas. Fica a seu critério.
Para facilitar o trabalho, primeiro separe os produtos necessários, à venda em lojas de cosméticos.
São eles: lixa, creme amolecedor de cutícula ou sabão neutro especial, espátula para empurrar a cutícula, alicate, palito, algodão, acetona, óleo secante e lápis hemulstático, que serve para estancar o sangue caso você se machuque.
Depois de cortar as unhas e lixá-las, é hora de passar o creme amolecedor de cutícula. Se você optou pelo sabão especial, também irá precisar de um potinho com água e o sabão para mergulhar os dedos.
Nos dois casos, o tempo para amolecer a cutícula é de mais ou menos cinco minutos. Agora é a vez da espátula entrar em ação.
"Comece empurrando a cutícula do dedo mindinho, assim você vai dando mais tempo para que a película dos outros dedos amoleça mais", diz Jordelina.
O próximo passo é o alicate. Tente utilizá-lo com cuidado -se você não é do tipo jeitosa, esqueça essa etapa. Em caso de corte, passe o lápis hemulstático com a ponta umedecida em água. O lápis é uma espécie de pedra-pomes e ajuda a estancar o sangue.
Passe uma base e em seguida o esmalte que quiser e quantas camadas quiser.
Para retirar os excessos que ficaram em torno das unhas, enrole, numa das pontas do palito, um chumaço de algodão embebido em acetona e passe com toda a sua delicadeza nas bordas das unhas.
Quase pronto. Para não borrar o esmalte, passe um óleo secante e espere uns 15 minutos. Durante esse período, não assopre e nem deixe as mãos na janela tomando vento. "Isso deixa o esmalte com bolhinhas."

Texto Anterior: Converse com Dado Villa-Lobos amanhã
Próximo Texto: Teste de HIV antes do tempo pode acarretar erro em resultado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.