São Paulo, segunda-feira, 3 de março de 1997
Texto Anterior | Índice

Teste de HIV antes do tempo pode acarretar erro em resultado

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 16 e no mês passado fiz sexo com uma garota de programa. Transei com camisinha, mas houve também sexo oral sem camisinha. Fiz o teste de HIV e deu 'não reagente'. Mas veio a observação: esse resultado pode ser não definitivo, precisando ser correlacionado com dados clínicos. Seu médico decidirá se exames confirmatórios são necessários'. O que quer dizer isso? Como se pega aids por meio do sexo oral? Tenho urgência, pois mal consigo dormir de preocupação!"
resposta
Vamos pular a parte em que o senhor levaria um puxão de orelha por ter feito sexo oral desprotegido com alguém que tem comportamento de risco. Sem comentários!
O teste de HIV (Elisa) detecta anticorpos (proteção) que o organismo produz contra o vírus. Quem foi infectado pelo HIV desenvolve esses anticorpos.
"Não reagente" significa que não existem esses anticorpos no seu teste. Em outros laboratórios pode vir a palavra "negativo". É a mesma coisa.
Só que existe uma "janela" no teste: o tempo que o corpo leva para começar a produzir anticorpos. Ele varia de 6 a 12 semanas, com média de 2 meses após o contato suspeito.
Daí vem a observação no seu teste. Se você fez esse teste cedo demais, ele pode ser negativo porque não deu tempo do seu corpo produzir os anticorpos. Por isso, seria bom repetir o teste em três meses.
Calma! Não se desespere. O sexo oral apresenta menor risco do que o sexo vaginal ou anal. Mas o risco existe, e, por isso, quem trabalha com comunicação em saúde precisa sempre fazer esse alerta.
No sexo oral, saliva, sangue, muco e pus da boca podem entrar em contato com a mucosa (revestimento interno) do pênis ou da vagina. E, nesse contato, o vírus pode passar de uma pessoa para outra. Feridinhas e outras doenças venéreas facilitam essa passagem.
Em tempo, volto a dizer que teste de aids é um exame muito sério, que pode ter um impacto forte, e é cheio de "pegadinhas" na interpretação dos dados. Portanto, deve ser pedido e lido pelo médico. É um cuidado que pode valer a sua tranquilidade. Não acha?

Texto Anterior: Como manter as unhas em ordem para não sair arranhando a meia ou o braço do garoto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.