São Paulo, segunda-feira, 3 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Star Wars' puxa boom de relançamentos

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O maior sucesso de bilheterias de todos os tempos do cinema norte-americano, a versão comemorativa dos 20 anos de "Guerra nas Estrelas", chega ao Brasil no dia 21 de março.
O filme do diretor George Lucas também leva o mérito de ser o estopim de um "boom" de relançamentos que estão inundando os Estados Unidos, garantindo bolsos cheios para os estúdios e distribuidores.
"Guerra nas Estrelas" conseguiu bater o recorde de bilheteria detido por "E.T. - O Extraterrestre", dirigido por Steven Spielberg, com uma arrecadação superior a US$ 400 milhões.
Uma trajetória semelhante é estimada para suas duas sequências: "O Império Contra-Ataca", de Irvin Kershner, (já em cartaz nos EUA) e "O Retorno de Jedi", de Richard Marquand, (leia texto ao lado).
Mas os relançamentos da temporada 97 vão bem mais além. O título mais aguardado agora é a nova edição de "O Poderoso Chefão", clássico de Francis Ford Coppola, que também deu origem a duas sequências e acaba de completar 25 anos (leia texto abaixo).
Flamingos
Aniversários parecem ser mesmo a melhor justificativa para relançamentos.
É o caso de "A Primeira Noite de Um Homem", de Mike Nichols, com Dustin Hoffman, Anne Bancroft e Katharine Ross, que está em cartaz desde 14 de fevereiro, e, um tanto quanto contra a corrente, volta rigorosamente igual à edição original.
A Columbia Pictures também estuda a volta às telas, na íntegra, de outro grande sucesso que acaba de completar 20 anos: "Contatos Imediatos do Terceiro Grau", de Steven Spielberg. O filme já foi reexibido, em 1980, mas, convenhamos, isso foi há 17 anos.
Também fazendo aniversário, "Pink Flamingos", o filme que traz a drag-queen Divine, tem relançamento previsto nos EUA.
O filme deverá ser exibido em circuitos de filmes de arte, traz 13 minutos a mais e um prólogo do diretor John Waters.
Ainda não há previsão de que nenhum desses filmes, exceto a trilogia "Guerras nas Estrelas", chegue ao Brasil.
Versão do diretor
Pelo menos dois filmes foram relançados recentemente porque seus diretores afirmavam que a versão que primeiro foi aos cinemas não era fiel o suficiente à sua idéia.
O mais célebre deles é "Blade Runner - O Caçador de Andróides", dirigido por Ridley Scott em 1982, do qual foi eliminada a narração em off do personagem de Harisson Ford.
Oliver Stone também fez questão de lançar em vídeo sua versão ideal de "Assassinos por Natureza", o conto de um casal de serial killers que se transforma em queridinhos da mídia.
Stone acrescentou 150 cenas ao filme. São apenas três minutos e meio com muito sangue. Além disso, a edição em vídeo traz cerca de 20 minutos de um making of da produção.

Texto Anterior: "Fina Estampa", o vídeo
Próximo Texto: EUA vivem 'starwarsmania'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.