São Paulo, segunda-feira, 3 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundação Abrinq; Campanha pelas vítimas; Oportunidade; Privilégio inexplicável; Salários; Independência dos poderes; Reeleição; Darwinismo social; Outros esportes; Dimba; Darcy Ribeiro; Ensino técnico

Fundação Abrinq
"Ao cumprimentar a Folha pelos 76 anos de muita credibilidade e profissionalismo, vimos parabenizar o jornal pela série 'Pró-Infância' iniciada na edição de 23/2.
É de fundamental importância que a imprensa, além de denunciar a trágica situação da infância brasileira, mostre à sociedade que existem muitas iniciativas que merecem apoio e buscam solucionar os problemas existentes. Parabéns!
Apenas a título de esclarecimento, a Abrinq (Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos) foi a instituidora da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, em 1990.
Atualmente, a Fundação Abrinq é independente e mantida por sócios que são pessoas físicas e jurídicas dos mais variados setores da economia brasileira."
Oded Grajew, diretor-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança (São Paulo, SP)

Campanha pelas vítimas
"A Campanha da Fraternidade deste ano é louvável e tem como um de seus objetivos mostrar que o sistema penitenciário brasileiro torna os criminosos ainda mais cruéis, em vez de recuperá-los.
Porém, como católico-apostólico-romano, sugiro à CNBB que também promova uma grande Campanha da Fraternidade em favor das vítimas.
É importante perdoar o agressor, mas, acima de tudo, ser caridoso e colaborar concretamente com os irmãos agredidos. Esse é o desafio para o qual a sociedade ainda não abriu os olhos."
Gracindo Caram (São Paulo, SP)

Oportunidade
"Vejo, com atenção, o trabalho legislativo desenvolvido pelo Congresso nacional, notadamente a propositura que tramita em suas Casas buscando alterar alguns dispositivos da denominada Lei de Licitações.
Tenho para mim que o legislador poderia ousar ainda mais, não deixando passar tamanha oportunidade, fazendo inserir dispositivos verdadeiramente eficazes em face dos obscuros cartéis fornecedores, prestadores de obras e serviços e, ainda, daqueles habituados com as benesses das concessões e permissões outorgadas pelo poder público."
Guilherme de Oliveira (São Paulo, SP)

Privilégio inexplicável
"Com referência à reportagem publicada no caderno Dinheiro, fiquei estarrecido com o título 'Bancos com prejuízo têm indenização'.
Por que será que os nossos governantes, em vez de indenizar os banqueiros que tiverem prejuízos, não indenizam os nossos pobres agricultores que tiverem prejuízos em suas lavouras?
Será que alguém pode me responder por que os bancos têm esse privilégio?"
José Aparecido dos Santos (Barra Bonita, SP)

Salários
"Como membro do Ministério Público paulista, saúdo o artigo do juiz Pedro Carlos Sampaio Garcia sobre a mobilização da magistratura em prol de melhores salários.
Sem condições de trabalho dignas para o Judiciário, o Brasil não se desenvolverá, jamais.
Sem justiça criminal para a classe dominante, por exemplo, não sairemos do atraso em que estamos atolados há séculos."
Pedro Falabella Tavares de Lima (São Paulo, SP)

Independência dos poderes
"É óbvio a qualquer ser humano lúcido que a medida da reeleição, como passou, seria impensável caso, neste momento histórico, o chefe da nação fosse outro que não FHC. Tratou-se de medida puramente casuística.
FHC investe agora, com todas as forças, na imprensa escrita e televisionada, contra o Poder Judiciário num recado claro: ou os juízes 'fecham' com o Planalto ou 'estão trabalhando contra os interesses nacionais', ou seja, contra os interesses daquele que, sabe-se lá por que motivos pessoais, arvora-se em único e principal representante dos interesses nacionais.
Não há condições mínimas de sobrevivência de um Estado democrático com um Judiciário cooptado pelo Executivo ou, o que é pior, por ele silenciado..."
Lázaro Chaves (São José do Rio Pardo, SP)

Reeleição
"Sr. presidente, curve-se diante do desejo da maioria da população brasileira, que tem se manifestado nas pesquisas realizadas até o momento sobre reeleição: querem ser ouvidos sobre esse tema."
Isaias Ribeiro (Manaus, AM)

Darwinismo social
"Um jornal a serviço da hipocrisia. É isso que sugere a leitura do editorial 'Reféns da violência', de 18/2.
O mesmo espaço que defende a miniaturização do Estado num dia, no outro diz que 'apenas investimentos que combatam as carências básicas dessas áreas podem tirar o poder desses agentes da violência'.
Numa hora o jornal aplaude a campanha em prol dos encarcerados, na outra defende a inserção subordinada do país à globalização da economia, como se a exclusão daqueles não fosse função desta.
Melhor faz o concorrente da Folha, que assume sem subterfúgios sua opção pelo darwinismo social."
Paulo Roberto Pereira Raymundo (São Paulo, SP)

Outros esportes
"Tanto ou mais triste que constatar que o caderno Esporte da Folha reserva quase que a totalidade do seu espaço apenas para o futebol é perceber que nada mudou com a criação do encarte especial 'País do Futebol'.
Vocês realmente levam a sério a afirmativa de que 'brasileiro só gosta de futebol'?"
Wagner Xavier de Camargo (Campinas, SP)

Dimba
"'Bobeou, a gente Dimba'. Essa é a nova frase que a torcida botafoguense, com orgulho, fé e esperança no novo artilheiro da equipe, diz pelas esquinas.
Que o treinador Joel, a diretoria e principalmente a nossa torcida dêem ao artilheiro que surge as condições ideais para que ele se torne o mais novo ídolo da torcida."
Fernando Al-Egypto (Petrópolis, RJ)

Darcy Ribeiro
"Manifesto meu pesar à Folha pela perda de seu ilustre colaborador, senador Darcy Ribeiro, um homem que conseguia ser ufanista sem ser utópico."
Emerson Rinaldi (Itápolis, SP)

Ensino técnico
"Com relação à reportagem publicada em 17/2 sobre o ensino técnico de segundo grau, acho que o ministro Paulo Renato (Educação) está se preocupando muito com quantidade em vez de qualidade."
David Julio Starmal (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Orçamento da saúde: o vôo cego
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.