São Paulo, segunda-feira, 3 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro narra presença judaica em São Paulo

Henrique Veltman é o autor

BRUNO BLECHER
EDITOR DO AGROFOLHA

"A História dos Judeus em São Paulo", de Henrique Veltman, compõe um painel sucinto, mas bastante curioso sobre a presença judaica na cidade.
No capítulo inicial, Veltman mostra a saga dos judeus assumidos e conversos, que, fugindo da Inquisição, desembarcaram na costa brasileira.
Junto com Cabral vieram mestre João, médico e astrônomo, e Gaspar da Gama, "personagem de uma aventura só comparável à de Marco Polo".
O autor destaca a influência judaica no período da colonização. O pau-brasil, por exemplo, era conhecido como madeira judaica, devido a sua exploração pela Companhia das Índias Ocidentais, empreendimento judaico-holandês.
Também o ciclo da cana-de-açúcar contou com forte participação dos judeus.
Ilustrado com fotos de álbuns familiares, o livro traz algumas curiosidades.
A Estrela de Davi, que por vários anos ornou o rótulo das cervejas Antárctica, foi idéia da família Zerrener, fundadora da empresa.
Um dos primeiros jornais da comunidade no Brasil foi a "Folha Israelita". Editado em ídiche, o jornal começou a circular em 1929, como encarte da Folha da Manhã.
Veltman dedica um capítulo à história do Bom Retiro, o primeiro bairro judeu da cidade, e rememora os sabores exóticos da culinária ídiche no famoso Buraco da Léia.

Livro: A História dos Judeus em São Paulo
Autor: Henrique Veltman

Texto Anterior: Agência lança trabalho com estudo nos EUA; Abav define logomarca para congresso de 97; Produto do Sabre será acionado na Internet; Natal espera 2.000 em feira de turismo; Sindicato promove fórum de debates
Próximo Texto: Embaixada brasileira aponta o potencial econômico do Líbano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.