São Paulo, terça-feira, 4 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apoio de FHC a Serra desagrada tucanos

Bernardo Cabral vai presidir CCJ

RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador José Serra (PSDB-SP), ex-ministro do Planejamento, deve ser eleito amanhã o novo presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, com apoio do presidente Fernando Henrique Cardoso. A influência de FHC descontentou integrantes do PSDB.
O senador Jefferson Peres (PSDB-AM), que pleiteou a presidência da CAE para o líder do partido, Sérgio Machado (CE), antes de Serra, criticou a intromissão de FHC no processo de escolha dos presidentes das comissões permanentes do Senado.
"Se o presidente impuser um nome para a presidência da CAE estará fazendo jus ao que dele disse o professor José Arthur Giannotti: o surgimento do despotismo esclarecido", afirmou Peres. Disse que vai disputar o cargo.
FHC também interferiu para que o ex-presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) ocupasse a presidência da CRE (Comissão de Relações Exteriores).
O presidente pressionou o líder do PMDB, Jader Barbalho (PA), para que o partido escolhesse a CRE. Jader preferia ficar com a presidência da CAE.
Peres disse que o fato de Serra ser ex-ministro do Planejamento não o credencia mais para o cargo do que ele (Peres). "Se admitirmos isso, estaremos afirmando que há senadores de primeira e de segunda linha. E acho que, pela qualificação moral, sou igual."
Na bancada do PSDB, há ainda um terceiro candidato à presidência da CAE, teoricamente com a mesma credencial de Serra: Beni Veras (CE), que foi ministro do Planejamento do governo Itamar Franco (1992-1994).
A escolha de Serra para a CAE -assim como a de Sarney para a CRE e a de Bernardo Cabral (PFL-AM) para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça)- foi confirmada pelo próprio presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA): "Serra, Cabral e Sarney são bons nomes", afirmou ontem.

Texto Anterior: PSDB ganha 33 deputados em 2 anos
Próximo Texto: Edital da Vale pode sair ainda nesta semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.