São Paulo, terça-feira, 4 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seade lança publicações sobre a mulher e o mercado do trabalho

CLAUDIA GONÇALVES

DA REPORTAGEM LOCAL

A fundação Seade e o Conselho da Condição Feminina lançaram ontem em São Paulo três publicações sobre a situação da mulher paulistana no mercado de trabalho e na sociedade: o informativo e a home page "Mulher em Dados" e o jornal "Mulher & Trabalho".
Todos serão atualizados mensalmente. A home page e o informativo trarão dados relativos às mulheres na Grande São Paulo e no Estado de São Paulo, enquanto o jornal fornecerá informações apenas sobre a Grande São Paulo.
O governador Mário Covas lançou oficialmente a home page. É um banco de dados com estatísticas demográficas e socioeconômicas, como comportamento reprodutivo, mortalidade, violência, renda per capta e índice de escolaridade entre as mulheres.
Em sua primeira edição, o jornal "Mulher & Trabalho" chamou a atenção para o aumento da participação feminina na PEA (População Economicamente Ativa) e a persistente disparidade de rendimentos entre homens e mulheres.
"Nunca teremos uma sociedade mais justa se a disparidade salarial notada entre homens e mulheres não for diminuída", diz Felícia Reicher Madeira, do Seade.
A disparidade de renda se deve, em parte, ao fato de a participação das mulheres ser maior no setor de serviços, no qual os salários são tradicionalmente menores.
Mas esse tipo de inserção trouxe uma vantagem às mulheres: desde a criação do Real elas registraram menos perdas salariais justamente por estarem empregadas predominantemente no setor terciário.
Apenas 17% das mulheres trabalham na indústria, que oferece os melhores salários.

Texto Anterior: Desemprego fica em 5,14% em janeiro
Próximo Texto: Mesa de operações financeiras deixa de ser reduto masculino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.