São Paulo, terça-feira, 4 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Loaded" é clonado e relançado

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

O último suspiro da banda nova-iorquina Velvet Underground, "Loaded", lançado originalmente em 1970, acaba de receber edição especial, embalada em CD duplo de luxo com mais de uma hora de material inédito.
A banda então era quase a cara de seu líder Lou Reed. Não havia mais o auxílio luxuoso do empresário, ops, artista pop Andy Warhol, nem a co-autoria de John Cale, que abandonara o grupo em 68.
Menos experimental por isso, o Velvet era então a soma entre rock'n'roll e a poesia de Lou Reed -que já abre o disco alucinada em "Who Loves the Sun": "Quem ama o Sol?/ Quem se importa se ele faz as plantas crescerem?/ Quem se importa com qualquer coisa/ se você partiu meu coração?".
Para este relançamento, "Loaded" foi clonado, faixa por faixa, num segundo CD, que repete todas as faixas do original, na mesma ordem, em versões alternativas.
O clássico "Sweet Jane", por exemplo, aparece em versão mais cool, aquela que serviu de matriz para o cover emocionado que os Cowboy Junkies fizeram em 88.
A maioria das relíquias -mixes alternativos, demos e primeiras versões- ostentam variações nas letras e nos andamentos.
A demo de "I Found a Reason" aparece levada na gaita, num folk decalcado de Bob Dylan. "Rock'n' Roll" apresenta a letra bruta do clássico em que Lou Reed assume a persona de Jenny, garotinha de cinco anos que tem sua vida transformada pela descoberta do rock'n'roll.
Os CDs vêm com faixas-bônus, que se dividem em obscuridades ("Ride into the Sun", "Love Makes You Feel Ten Feet Tall") e versões primitivas de canções que Lou gravaria solo depois, em "Transformer" (72) e "Berlin" (73).
"Satellite of Love" aparece em versão demo anterior à intervenção épica do produtor David Bowie para "Transformer".
"Oh Jim", de "Berlin", aparece ainda como "Oh Gin", e menos transgressora: os versos "Oh Gin/ por que você me tratou desse jeito?/ Você partiu meu coração/ e desde então você sumiu" ainda não adquirem a tonalidade gay de quando Gin virou Jim.
No balanço de faixas mal gravadas e ainda em construção, a edição pode não ser, afinal, mais que item de colecionador, mas não chega também -já que o Velvet nunca se prestou a isso- a simples caça-níqueis. Trata-se, mesmo que em versão demo, de arte.

Disco: Loaded
Banda: Velvet Underground
Lançamento: Rhino (importado)
Quanto: R$ 46 (CD duplo)
Onde encontrar: London Calling (tel. 011/223-5300)

Texto Anterior: Folk e country moldam fase 68/69
Próximo Texto: Angústia do fim dos 70 volta em CDs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.