São Paulo, terça-feira, 4 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Angústia do fim dos 70 volta em CDs

SÉRGIO MARTINS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Estão voltando ao mercado, via importação, dois álbuns do quarteto inglês The Who: "The Who By Numbers" (75) e "Who Are You" (78), que foram remasterizados e ganharam faixas-bônus.
Refletem o clima angustiante pelo qual o Who passava. O grupo, que um dia declarou querer "morrer antes de ficar velho", chegava a dez anos de carreira. Os integrantes estavam em frangalhos devido ao abuso de drogas e álcool.
A pior situação era a do baterista Keith Moon, que chegava a "apagar" durante os concertos. Pete Townshend, guitarrista e compositor principal, era intimidado pela platéia a fazer performances acrobáticas como as dos anos 60.
O desabafo de Townshend chegou em forma de música. "The Who By Numbers" trazia letras amargas e confessionais. Mas seu sucesso foi uma música mais "pra cima", "Squeeze Box".
As curiosidades ficam por conta das versões ao vivo de "Squeeze Box", "Behind Blue Eyes" e "Dreaming From The Waist", gravadas durante a última turnê do grupo com Keith Moon.
A banda encerra seu ciclo de glórias em "Who Are You". As gravações, pilotadas por Glyn Johns -leia-se Led Zeppelin e Van Halen-, foram conturbadas.
Johns queria que Moon usasse bateria eletrônica -reflexo da onda disco. E Moon, uma besta-fera que só se acalmava espancando peles e couros, jogou um prato da bateria no produtor. Mas há reflexos claros da disco no álbum.
Poucos dias após o lançamento, Keith Moon, aos 31 anos, misturou álcool com antidepressivos e morreu ao dar entrada no hospital. Soube como nunca aproveitar o ditado: "Espero morrer antes de envelhecer".
(SM)

Discos: By Numbers e Who Are You
Banda: The Who
Lançamento: MCA (importados)
Quanto: R$ 20, em média, o CD
Onde encontrar: Nuvem Nove (tel. 011/820-7051)

Texto Anterior: "Loaded" é clonado e relançado
Próximo Texto: FORA DE CATÁLOGO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.