São Paulo, terça-feira, 4 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mantiqueira lota Supremo

CASSIANO ELEK MACHADO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

São 13 homens, 24 instrumentos e 110 metros quadrados.
Considerada a mais competente big band brazuca, a Banda Mantiqueira volta a espremer o Supremo Musical com "pixinguinhas", "cartolas" e "tons jobins".
Com o aval de nomes como João Bosco, Guinga, Nelson Ayres e Paquito D'Rivera, a orquestra se apresenta, em todas as terças de março, às 22h, com repertório baseado no primeiro CD do grupo, "Aldeia".
A casa de espetáculos tem vínculos fortes com os temas instrumentais da orquestra.
Um dia antes da apresentação do pianista cubano Gonzalo Rubacalba, que inaugurou oficialmente o espaço, em agosto de 95, o palco do Supremo foi ocupado pelos "mantiqueirenses", que tocaram para convidados.
Fundada em 1992, fruto de parceria entre o saxofonista Nailor "Proveta" Azevedo e o trompetista Walmir Gil, a Mantiqueira já andou pelas tortuosas trilhas do jazz de John Coltrane e Charlie "Bird" Parker.
Depois de longa temporada no bar Vou Vivendo, a liberdade e a virtuosidade do bebop cederam lugar a um cardápio extenso da melhor produção instrumental brasileira.
Tabajara Inspirados na Orquestra Tabajara, do maestro Severino Araújo, a Banda Mantiqueira passou a apresentar desde sambas até chorinhos, passando pela gafieira e bossa nova.
"Proveta", que ganhou o apelido graças a sua precocidade musical, é o líder da banda.
Além de mostrar fluência e lirismo no clarinete e nos saxofones alto e soprano, "Proveta" é responsável por algumas das composições do repertório, como "A Procura" e "Aldeia", e pela assinatura dos arranjos, ao lado do contrabaixista Edson Alves.

Show: Banda Mantiqueira
Quando: hoje, às 22h; todas as terças de março
Onde: Supremo Musical (r. Oscar Freire, 1.000, tel. 011/852-0950)
Quanto: R$ 10

Texto Anterior: Duofel, 19, leva violão ao Sesc Pompéia
Próximo Texto: Banda NOFX traz punk rock californiano ao Blen Blen Club
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.