São Paulo, terça-feira, 4 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duofel, 19, leva violão ao Sesc Pompéia

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

O violão pode ser um ícone da música popular brasileira, caracterizando-a tanto na interpretação pop como na folclórica. Mas o som que o Duofel tira desse instrumento está longe de se parecer com outro tipo de música feito por aqui.
A dupla, que está comemorando 19 anos de carreira com duas apresentações, hoje e amanhã, no Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, zona oeste), divulga seu último trabalho, o CD "Kids of Brazil", lançado no segundo semestre de 1996.
Cada disco da dupla é muito característico e introduz no seu repertório diferentes tendências.
"As Cores do Brasil" (90), o primeiro trabalho, trazia muitas referências regionais, e a temática romântica predominava.
Foi nesse ano que Fernando Melo e Luiz Bueno foram à Europa, levados por Tetê Espíndola, e acabaram fazendo relativo sucesso na Alemanha, dentro do cenário da música instrumental.
"Duofel" (1993) mostrava um amadurecimento deste som. O uso vigoroso do violão de aço dava ao instrumento uma função quase percussiva.
Som experimental
O experimentalismo chega com "Espelho das Águas" (94), disco gravado junto com o indiano Badal Roy.
Os dois violões orquestram-se com o som da tabla indiana e os músicos arriscam-se mais no violão de 12 cordas. O resultado acabou sendo uma melodia mais rebuscada com influências orientais no ritmo.
Em 1996, o Duofel lança "Kids of Brazil", primeiro trabalho a enfocar uma temática político-social. O trabalho é, faixa a faixa, uma cena cotidiana dos meninos de rua brasileiros. Um pouco menos preocupados com experimentos e com a busca de um estilo próprio, Luiz Bueno e Fernando Melo se arriscam no tradicional, e o disco é uma coletânea de chorinhos, baião, baladas e até samba.
É basicamente esse trabalho que servirá de base para a apresentação desta noite. Mas o destaque do show fica para o time de colaboradores especiais. Entre eles, nada menos que Jards Macalé e Itamar Assumpção -de quem já gravaram com novo arranjo "Mulata Assanhada".

Show: Duofel
Participações: Jards Macalé, Itamar Assumpção, Tetê Espíndola, André Christovam, Klébi, Oswaldinho do Acordeon e Caito Marcondes
Onde: Sesc Pompéia (r. Clélia, 93)
Quando: hoje e amanhã, às 21h
Quanto: R$ 15

Texto Anterior: Filme mostra vida de 'salvador sexualizado'
Próximo Texto: Mantiqueira lota Supremo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.