São Paulo, quarta-feira, 5 de março de 1997
Texto Anterior | Índice

Presidente da Televisa deixa empresa

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O magnata mexicano Emilio Azcárragua Milmo, 66, deixou ontem a presidência da Televisa, o maior grupo de comunicações da América Latina.
A empresa mexicana teve resultados financeiros negativos durante o ano passado.
O anúncio da saída de Azcárragua Milmo já era esperado. De acordo com as agências de notícia, ele estaria se afastando do cargo por problemas de saúde.
Azcárragua Milmo presidia a Televisa havia 30 anos e é considerado um dos 50 homens mais ricos do mundo.
Segundo o ranking da revista norte-americana "Forbes", ele teria uma fortuna de US$ 5,4 bilhões. No ano passado a revista o classificou como "o homem mais rico da América Latina."
Na noite de segunda-feira, Milmo apareceu no noticiário "24 Horas" da Televisa para anunciar sua saída do comando da empresa.
O magnata passou a presidência da rede para seu filho Emilio Azcárragua Jean e a presidência do conselho administrativo para o executivo Guillermo Cañedo White. O anúncio da saída de Azcárragua Milmo foi feito apenas algumas horas depois da divulgação das perdas financeiras da empresa em 96, que teriam chegado a US$ 75 milhões.
Patrimônio
A Televisa possui quatro canais de televisão e dez estações de rádio no México que, em conjunto, retransmitem para cerca de 400 estações locais.
A empresa também possui emissoras de TV paga, revistas, jornais e produtoras de discos e mais 266 concessões de canais de televisão espalhadas por vários países.
Os programas da rede são distribuídos para mais de cem países, incluindo os EUA, Rússia, China, Itália, Espanha e grande parte dos países latino-americanos.
A Televisa também tem participação em outros canais de televisão na América Latina. No Brasil, assinou acordo para venda de programação com o canal de televisão CNT Gazeta.
O produto mais consumido pelos canais brasileiros são as novelas. Uma delas é "Maria do Bairro", transmitida pelo SBT.
A Televisa calcula atingir, no momento, 415 milhões de telespectadores só no continente americano.
Perdas
Os rumores sobre a saída do presidente da Televisa já vinham trazendo repercussões negativas para as ações da companhia.
No dia 14 de fevereiro, quando a empresa divulgou que Ascárragua Milmo estava em Los Angeles (EUA) para tratar da saúde, os títulos da Televisa tiveram quedas de 2,99% na Bolsa mexicana e de 2,8% na Bolsa de Nova York.

Texto Anterior: Bolsa oscila 3% no dia e fecha em baixa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.