São Paulo, sexta-feira, 7 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revista na Detenção acha 250 estiletes

DA REPORTAGEM LOCAL

A tropa de choque da PM fez ontem uma "operação pente fino" na Casa de Detenção, no Carandiru (zona norte de São Paulo).
Durante sete horas, os policiais revistaram os pavilhões. Foram apreendidos 250 estiletes, 450 litros de bebidas alcoólicas artesanais e pequenas quantidades de maconha e de cocaína. Nenhuma arma de fogo foi encontrada pelos policiais.
Outro motivo foi a tentativa de amigos de detentos de atirar-lhes um revólver por cima da muralha. A arma não caiu no pátio interno do presídio porque não passou pela mureta interna de proteção da muralha da Detenção.
"Com a revista de hoje (ontem) queremos garantir um clima de segurança para os presos e para os funcionários da cadeia na véspera da Páscoa", afirmou Lourival Gomes, diretor da Coespe.
Para a operação foram convocados os 2º e 3º Batalhões de Choque e o Regimento de Cavalaria 9 de Julho. Os policiais dos batalhões entraram na prisão às 6h45 e os homens da cavalaria ficaram patrulhando os terrenos em torno ao presídio.
A revista começou nos pavilhões 8, 9, 5 e 7. Os policiais ficaram nos corredores das celas, que eram abertas de grupo em grupo. Enquanto os presos saíam e ficavam sob a vigilância dos PMs, os agentes penitenciários faziam a revista.
Depois de concluído esse trabalho, foi a vez de os policiais irem aos pavilhões 2, 4 e 6, onde o mesmo procedimento foi repetido. As drogas apreendidas foram levadas para o 9º DP (Carandiru).
Para o diretor da Coespe, a baixa quantidade de droga revela que aumentou o rigor na revista das visitas que os detentos recebem nos finais de semana.
Gomes disse que alguns dos estiletes apreendidos pareciam "espadas" de quase um metro de comprimento. "Sempre apreendemos esse tipo de armas", disse.
A operação policial terminou às 13h45. "Semanalmente são feitas revistas nos pavilhões. A PM só é chamada quando revistamos a prisão de uma só vez", disse Gomes. A Detenção tem 6.350 presos.

Texto Anterior: Traficantes tentam furtar ônibus no Rio
Próximo Texto: Mais 2 são acusados de traficar ecstasy
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.