São Paulo, sexta-feira, 7 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha orienta sobre osteoporose

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Nesta segunda-feira, terá início a Campanha Nacional de Prevenção da Osteoporose, nos shoppings Ibirapuera e Eldorado, em São Paulo. A campanha, que vai até o dia 15 de março na cidade, irá percorrer todo o país até dezembro.
O objetivo principal é orientar a população feminina sobre como prevenir a doença que, até o ano 2000 -segundo estimativas- atingirá cerca de 5 milhões de mulheres brasileiras. Estima-se ainda que desses 5 milhões, 200 mil poderão morrer por complicações motivadas pela doença.
A osteoporose provoca o enfraquecimento progressivo dos ossos, o que facilita a ocorrência de fraturas em muitas partes do corpo. "A maior incidência se dá na menopausa, quando há ausência de hormônios sexuais, que fixam o cálcio na estrutura óssea do corpo", explica o médico do Hospital das Clínicas Márcio Passini Gonçalves de Souza.
No entanto, um dos maiores problemas da osteoporose é que ela não emite sinais. É uma doença silenciosa, segundo o médico.
Os primeiros sintomas são as constantes dores lombares e as frequentes fraturas, que geralmente as pessoas acham que "são normais".
(LS)

Texto Anterior: Documento pede descriminação do aborto
Próximo Texto: Unimed reage à lei e pára vendas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.