São Paulo, terça-feira, 11 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fortaleza lança campanha de combate a mosquito da dengue

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A FNS (Fundação Nacional de Saúde) iniciou ontem uma operação de prevenção à propagação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue.
O gerente do Programa Estadual de Dengue da FNS, Humberto Mendonça, disse que a operação vai mobilizar 1.032 agentes de saúde, recrutados pela FNS, Prefeitura de Fortaleza e governo do Ceará.
Segundo Mendonça, cada agente ficará responsável pelo acompanhamento de 600 domicílios, orientando permanentemente os moradores a adotar medidas para evitar a reprodução do mosquito.
Na primeira etapa, os agentes farão uma pesquisa em 10% dos domicílios de Fortaleza para saber o grau de infestação com o mosquito transmissor.
Mendonça disse que atualmente 99 dos 133 bairros de Fortaleza estão infestados com larvas do mosquito, configurando um quadro que pode gerar uma epidemia.
"Acreditamos que o trabalho dos agentes de saúde será definitivo no sentido de afastar a possibilidade de epidemia", diz.
Além de fazer o tratamento dos depósitos de água das casas, os agentes são orientados para educar os moradores sobre as formas de transmissão da dengue.
Mendonça disse que o trabalho de prevenção da dengue em Fortaleza é fundamental porque, como 825 mil pessoas foram contaminadas pelo mosquito durante a epidemia de 1994, o risco de dengue hemorrágica é maior.
A dengue hemorrágica, que pode provocar a morte da pessoa infectada, só acontece no caso de reincidência da doença.
Segundo Mendonça, foram registrados apenas cinco casos de dengue em 1997, em Fortaleza. No ano passado, o número de infectados foi de 30.
"Esses dados revelam que estamos controlando a doença."

Texto Anterior: Cadeia de Paraibuna pode estar sofrendo surto de tuberculose
Próximo Texto: Fiat lança projeto educativo no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.