São Paulo, terça-feira, 11 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério anuncia provão do 2º grau para dia 19 de outubro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Será no dia 19 de outubro o Exame Nacional do Ensino Médio, destinado a alunos que estão concluindo o 2º grau.
A data foi definida ontem em uma reunião em Brasília entre representantes do MEC (Ministério da Educação e do Desporto) e de universidades públicas e privadas.
O exame será voluntário, e o MEC espera um número mínimo de 100 mil inscrições e máximo de 300 mil. Concluem o 2º grau anualmente cerca de 1 milhão de estudantes. Em 1995, dado nacional mais recente, 959.545 pessoas concluíram o 2º grau.
O exame é aberto também a pessoas que já são formadas no 2º grau em anos anteriores. Os resultados deverão permitir o acesso a alguns cursos superiores.
Aceitar ou não o exame no processo de seleção, em substituição ao vestibular, será opcional às universidades e faculdades isoladas.
Instituições de ensino superior estão analisando a possibilidade de dispensar da 1ª fase dos vestibulares estudantes que atingirem no exame uma nota mínima (a ser definida).
Os estudantes terão que pagar para fazer o exame (o preço ainda não foi definido), a exemplo do que ocorre nos vestibulares.
A inscrição será, em princípio, entre 28 de julho e 5 de setembro. A divulgação dos resultados individuais está prevista para o dia 14 de novembro.
Currículo menor
Segundo o MEC, progressivamente os alunos de 2º grau terão menos assuntos para estudar.
O conteúdo curricular do 2º grau, conjunto de informações que é ensinado aos estudantes, deverá ser reduzido para melhorar a qualidade do que é ensinado, segundo Maria Helena Castro, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Texto Anterior: Coordenadora pedagógica elogia projeto
Próximo Texto: Escola pública pode se inscrever para verba; INSS começa a pagar pensões em Caruaru; Santos tem caso de dengue confirmado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.