São Paulo, terça-feira, 11 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os termos mais difundidos da nova dance

WAGNER ARAUJO
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM LONDRES

Leia a seguir as características das novas tendências dance que dominam a cena na Inglaterra.
*Trip hop - Dance music mais lenta, cheia de ecos, ruídos que sugerem imagens, vocais de fundo "viajandões" e muita fumaça de gelo seco a compor uma atmosfera sombria no palco, no jogo com as luzes. Maiores expoentes no Reino Unido: Massive Attack e Tricky.
*Trance - Música hipnótica, sem vocais, ora rápida, ora lenta, que tem mantido as pistas de dança cheias por horas e horas seguidas.
*Jungle - Mais rápido que o trip hop, num ponto intermediário entre este e o drum'n'bass. Expoentes: Goldie, Bjõrk.
*Drum'n'bass - Rápido, ora absorvendo elementos do hardcore e muita batida de tambor (ou bateria eletrônica). "Firestarter", do Prodigy, está na linha.
*Raves - Festas onde esses sons são tocados para audiências de 500 a 5.000 pessoas, que resistem a longas horas ativadas por drogas como ecstasy, LSD e outras. Há raves legais, em clubes (onde a maioria usa drogas sem falar que sim), e ilegais, uma espécie de celebração às substâncias tóxicas e aos limites do corpo humano.
(WA)

Texto Anterior: Tecno rouba espaço na Inglaterra
Próximo Texto: Hoodoo Gurus iniciam sua despedida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.