São Paulo, terça-feira, 11 de março de 1997
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Tecno rouba espaço na Inglaterra

WAGNER ARAUJO
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM LONDRES

A música tecno feita na Inglaterra rouba a cada dia mais e mais espaço do rock e do pop -até astros do rock, como U2 e David Bowie, rendem-se ao gênero.
A juventude britânica dança por longas horas e "viaja" ouvindo trip hop, trance, jungle e drum'n'bass.
Quase todos os clubes têm várias noites dedicadas às "raves", e multidões têm invadido as pistas de dança ocupada por música alta, jogos de luzes e imagens que estimulam as atividades cerebrais.
Paralelamente ao aspecto da diversão, há uma glamourização do uso de drogas e estimulantes, como ecstasy, LSD e certos medicamentos, baratos e acessíveis.
Na rasteira dessa "nova cultura", o mercado de moda "clubber" tem se expandido para todos os lados: sapatos e roupas de materiais não-convencionais (como PVC), adereços com efeitos capazes de produzir sons, cores e formas diferentes nas pistas.
Livros sobre a "cultura clubber" têm sido escritos, revistas conceituadas têm aberto espaço para o som e vários clubes e editores independentes têm lançado revistas, algumas totalmente dedicadas aos eventos e negócios de clubes específicos, outras com abertura mais geral.
Bristol Muitos críticos apontam Bristol, cidade do sudoeste da Inglaterra, como um dos lugares onde o trip hop foi criado, e os maiores expoentes são Massive Attack, Tricky e Portishead.
Hoje, ao lado dos já citados, grupos como Underworld, Orbital, Goldie e Everything But the Girl dividem o comando das massas, tocando ao vivo (ou melhor, com computadores) ou sendo tocados por DJs.
No novo panorama da música inglesa, certos DJs têm alcançado grande popularidade. Alguns deles, como o americano Goldie (atual namorado da cantora Bjõrk), têm arrastado multidões de fãs por onde tocam.
Por fim, artistas de ponta na cena mundial musical parecem apostar nesse estilo de música como o "som de hoje".
Os novos discos dos irlandeses do U2 -"Pop"- e do inglês David Bowie -"Earthling"- são repletos de sons produzidos com o uso de sintetizadores e computadores.

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