São Paulo, terça-feira, 11 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itália negocia com rebeldes albaneses

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Itália mediou um acordo com os rebeldes da cidade de Vlorë (sul da Albânia) para encerrar os conflitos armados. Os amotinados continuam controlando quase todo o sul do país.
O embaixador italiano na Albânia, Paolo Foresti, recebeu líderes dos amotinados em um barco anfíbio no mar Adriático (que separa os dois países). Os rebeldes do sul diziam que não deporiam armas enquanto o presidente Sali Berisha não renunciasse. Até a noite de ontem, apenas Vlorë havia cedido.
Berisha é acusado de conivência na quebra do sistema financeiro do país, que atingiu a maioria da população.
Os albaneses perderam dinheiro ao investir em um sistema chamado "pirâmide", que previa lucros de até 100% ao mês -promessa não cumprida.
No sul do país, a população revoltada se armou e ocupou cidades. Pelo acordo firmado anteontem entre Berisha e os partidos de oposição, os rebeldes têm uma semana para depor armas, e a Albânia terá um governo de coalizão e eleições em junho.
Segundo a Itália, foi o próprio governo albanês que solicitou a intermediação do embaixador. Representantes da população de Vlorë e de outras cidades rebeladas participam das negociações.
Helicópteros
Os italianos levaram os líderes rebeldes de helicóptero até o barco e prometeram a eles fornecer ajuda humanitária e econômica.
A agência "Reuter" disse que funcionários do governo participam da negociação.
Um porta-voz dos rebeldes afirmou ontem em Berat (cidade ocupada no sul) que os manifestantes apóiam a idéia do governo provisório, mas exigem a renúncia de Berisha.
Ontem, em Vlorë, uma pessoa morreu quando uma granada explodiu acidentalmente.
A rádio grega Skai informou que também ontem, em Lushnje (60 km a sudeste de Tirana), aconteceram confrontos entre governistas e um grupo de rebeldes vindos de Berat.
Berat foi ocupada sem resistência militar anteontem. As tropas deixaram os quartéis logo após a televisão anunciar o acordo político. Não houve choques, mas tiroteios esporádicos deixaram um morto e 20 feridos.
Com a ocupação da cidade, uma das mais antigas do país, quase todo o sul albanês está sob controle dos rebeldes. Ontem, pela primeira vez em mais de uma semana, não houve bloqueios nas estradas.
Outras duas cidades, Telepenë e Permet, também passaram para o controle dos rebeldes após alguns choques no fim-de-semana.

Texto Anterior: Enfrentamento agrava a crise
Próximo Texto: Jornalista sequestra avião em Taiwan
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.