São Paulo, terça-feira, 11 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste pode evitar biópsia em negros, diz estudo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Testes específicos podem evitar que pacientes negros com suspeita de câncer da próstata tenham de se submeter a biópsias, dolorosas e caras, diz estudo publicado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco, na revista "Journal of Urology".
O câncer da próstata acomete 33% mais negros do que brancos. Os dois principais métodos para detectar a doença incluem o exame de toque retal e o teste de PSA, que mede os níveis sanguíneos de uma substância chamada antígeno específico da próstata. Altos níveis de PSA podem indicar a doença.
Os pesquisadores descobriram que um teste mais específico, chamado densidade de PSA, que corrige o nível de PSA dependendo do tamanho da próstata do paciente, é mais eficiente na detecção do câncer em negros. Ele foi capaz de reduzir em 67% a necessidade de biópsia nesses pacientes.

Texto Anterior: Egípcio acha estátua milenar no quintal
Próximo Texto: Dieta não é suficiente para reduzir gorduras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.