São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 1997 |
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ABPD lança campanha publicitária antipirataria
ERIKA SALLUM
A campanha é voltada para lojistas e setores da polícia e do Judiciário, e um de seus objetivos principais é esclarecer as pessoas que estão em contato direto com o mercado de discos e fitas cassete. "Queremos buscar parcerias com esses segmentos", explica o secretário-executivo da ABPD, Roberto Souto. Esse "combate publicitário" à pirataria consiste na distribuição de cartazes nos postos de vendas de discos, de apostilas explicativas aos lojistas e de calendários para funcionários da polícia e do Judiciário. Os cartazes e calendários incluirão textos para alertar as pessoas sobre perdas causadas por essa atividade ilegal. A pirataria gera um prejuízo anual de R$ 165 milhões, só de impostos não recolhidos e sonegação fiscal, segundo dados divulgados pela ABPD. Souto diz que é preciso esclarecer ao lojista que vender produtos falsificados também é crime: "Você se torna co-autor do delito". Tanto os calendários -distribuídos por mala direta- como os cartazes -fornecidos pelas gravadoras- terão tiragem de 50 mil exemplares, mas esse número pode aumentar dependendo da demanda. A campanha antipirataria também lança um serviço telefônico para denúncias e esclarecimentos. Por meio do telefone 0800-11-57-51, pode-se fazer denúncias anonimamente, assim como tirar dúvidas sobre produtos piratas. Para 1997, está previsto um orçamento de R$ 1,2 milhão para a campanha. "Esperamos reduzir bastante essa atividade ilegal, mas para isso teremos de contar com a ética e a moral dos vendedores", afirma Souto. Para tornar seu combate mais eficaz, a ABPD lançou no início deste ano um selo holográfico. O adesivo está sendo colado em todos os lançamentos de 97 e vem com a marca da Federação Latino-Americana de Produtores de Fonogramas. Entre os artistas mais pirateados, estão Amado Batista, Netinho, Skank e Só pra Contrariar, além de trilhas sonoras de telenovelas. Cerca de 60 milhões de cassetes piratas são comprados todos os anos, enquanto a indústria legal vende apenas 4 milhões de fitas no mesmo período. Texto Anterior: Concerto lança projeto de reforma da Júlio Prestes Próximo Texto: Poesia se destaca entre os 18 finalistas do Prêmio Nestlé Índice |
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