São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRASES

"João Cabral de Melo Neto é o maior poeta vivo contemporâneo. Não vejo atualmente no mundo nenhum poeta à sua altura. (...) Ele trabalha com blocos que funcionam como os retângulos num quadro de Mondrian."
Haroldo de Campos, poeta e tradutor

"A obra de João Cabral está indissoluvelmente ligada à identidade do nosso país e do nosso povo."
Ariano Suassuna, romancista e dramaturgo

"Cabral é um poeta regionalista e barroco. Seu regionalismo e seu barroquismo são muito especiais, porque estão intimamente vinculados a uma ideologia, que é a ideologia marxista (...). Dentro do barroco ele vai operar uma fenomenologia marxista em que tenta resgatar em qualquer discurso o homem, assim como o barroco espanhol tinha que resgatar Deus."
Décio Pignatari, poeta e crítico

"Ele disse que eu não devia romper com minha herança dos vanguardistas de antes da guerra, como Picasso e Miró, mas que devia dar a minha pintura um sentido mais humano. Sua preocupação era com o homem: salvar o homem, melhorar o homem."
Antoni Tápies, artista plástico catalão

"Pode-se dizer que Cabral não tem quase antecedentes na poesia brasileira. Na verdade, ele tem consequentes. Porque só a poesia concreta vai manter e expandir para outros caminhos essa linhagem de uma poesia não sentimental, uma poesia objetiva, de concretude, crítica, como é a poesia de João Cabral."
Augusto de Campos, poeta e tradutor

"Quando li Carlos Drummond de Andrade, foi para mim uma revelação. Vi que ser poeta não significava ser um sonhador e que a ironia e a prosa cabiam dentro da poesia. O conhecimento da obra dele foi o que me levou a escrever poesia."
João Cabral de Melo Neto, em 1968

"A arquitetura de Le Corbusier ajudou a me livrar da dicção noturna e mórbida do surrealismo."
João Cabral de Melo Neto, em 1994

"Sou um regionalista também na Espanha, onde me considero um sevilhano. Não há que civilizar o mundo, há que 'sevilhizar' o mundo."
João Cabral de Melo Neto, em 1997

Texto Anterior: Especial é uma co-produção com Espanha
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.