São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especial é uma co-produção com Espanha

ESPECIAL PARA A FOLHA

O documentário "Duas Águas" é resultado de uma parceria da TV Cultura com a emissora pública Canal Sur, de Sevilha (Espanha).
"Eles entraram com equipamento e equipe técnica na parte gravada lá. Além disso, eles vão exibir na Espanha toda a série 'Leituras do Brasil"', diz Carmona.
"Duas Águas" é o quarto documentário da série, criada há dois anos, e o primeiro centrado num escritor.
Os três anteriores giravam em torno de livros clássicos a respeito do Brasil: "Casa Grande e Senzala", de Gilberto Freyre, "Os Sertões", de Euclides da Cunha, e "O Povo Brasileiro", de Darcy Ribeiro. Eles serão reexibidos, nessa ordem, de terça a quinta da próxima semana.
A realização de "Duas Águas" consumiu oito meses, entre pesquisa, reportagem e finalização, de acordo com sua diretora, Cristina Fonseca. Foi o mais complexo e trabalhoso documentário da série até agora, por incluir pesquisa e cenas realizadas no exterior.
Como os programas anteriores, foi gravado inteiramente no formato Betacam, que atinge uma qualidade de imagem superior.
O documentário "Duas Águas" será exibido dia 21 em toda a Rede Cultura, que atinge 21 estados brasileiros.
Mário de Andrade
Entusiasmada com a retomada da série "Leituras do Brasil", a diretora de programação Beth Carmona já sonha com uma ampliação do projeto para o restante da América Latina.
"Podemos vir a fazer um 'Leituras da América', focalizando a obra de autores como García Márquez ou Carlos Fuentes", diz a diretora.
Segundo Beth Carmona, o próximo documentário de "Leituras do Brasil" será dedicado ao escritor Mário de Andrade. A idéia é começar já a preparação do especial para concluí-lo até novembro.
"Existe uma oportunidade de incentivo do Ministério da Cultura a um programa sobre Mário, e ele é um escritor que tem tudo a ver com a série", diz Carmona.

Texto Anterior: João Cabral vai à TV
Próximo Texto: FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.