São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que Portugal não descobriu a Austrália

DAVID DREW ZINGG
EM SYDNEY, AUSTRÁLIA

Coitado do velho "Dingo" Dave.
Ei-lo naufragado aqui, longe, muito longe, de seu amado Brasil, sem nada para fazer nestas longínquas paragens meridionais.
Nada para fazer exceto encostar-se na amurada do "ferryboat" verde e amarelo que abre caminho em meio ao porto de Sydney, varrido pelos ventos austrais, a caminho de um "booze-up" num "pub" ao ar livre, em Watson's Bay.
Observar o sol brilhando sobre o telhado ascendente da mundialmente famosa Opera House de Sydney é uma boa maneira de entrar no ritmo tranquilo, informal dessa mais importante das cidades da Austrália.
Sydney é uma cidade repleta de prazeres.
As pessoas que vivem aqui costumam se autodenominar "sydneysiders". Segundo observação recente de um observador arguto, "num país em grande medida dedicado à diversão, os 'sydneysiders' são líderes".
A Austrália tem muito em comum com o Brasil -é um país grande e seus habitantes às vezes são bem engraçados.
O críquete australiano é um esporte levado MUITO a sério por aqui.
A seleção nacional de críquete recentemente desistiu de uma partida que seria jogada em Sri Lanka, devido às ameaças de bombas terroristas.
A principal revista australiana de notícias fez um comentário tipicamente "aussie" a respeito da decisão. A manchete de sua capa dizia: "Faltaram bolas!" (o bom entendedor entenderá que o termo "bolas" também foi usado no sentido de "colhões").
Piadinha "aussie"
P. O que o australiano fez depois de tirar as folhas com ancinho?
R. Caiu da árvore.
Descobrindo a Aussielândia Outro dia "Dingo" Dave tomou algumas na companhia de um jornalista australiano especialista (pelo menos foi o que disse) na história deste grande país.
É preciso entender que o senso de humor dos australianos é extravagante, para dizer o mínimo. Os "aussies" têm por hábito falar coisas em público que deixariam um boxeador peso pesado brasileiro roxinho de vergonha.
Meu amigo australiano me explicou que, embora a Austrália seja a maior ilha do mundo, ela demorou muito a ser descoberta. A seguir, me contou tudo sobre o pessoal que NÃO descobriu a Austrália, e por quê.
"Os aborígines australianos foram as primeiras pessoas a NÃO descobrir a Austrália, principalmente porque já estavam aqui", disse ele.
Mas muitos especialistas famosos desenvolveram outras teorias acerca da não descoberta da Austrália pelos aborígines. Outras razões que já foram aventadas são que teriam faltado aos aborígines:
- armas
- Bíblias
- bandeiras
- doenças como varíola, peste bubônica ou Aids.
Os aborígines são um povo de pele escura, e acredita-se, de modo geral, que a descoberta só pode ser um ato cometido por povos europeus.
O mais interessante dos países que não descobriu a Austrália foi Portugal, fato surpreendente, em vista do número de vezes que os portugueses toparam com ela. A teoria mais amplamente aceita é que, como os portugueses não falavam inglês, quando viram a Austrália, não entenderam que era ela.

Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: CD-ROM cobre vida e obra
Próximo Texto: Cronenberg pode participar de festival em Belo Horizonte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.