São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cronenberg pode participar de festival em Belo Horizonte

Neil Young fará show dia 12 de setembro

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O cineasta canadense David Cronenberg poderá vir ao Brasil em setembro próximo para participar do festival "Canadá nas Gerais", que será realizado em Belo Horizonte.
Cronenberg é o diretor de "Crash", filme que provocou polêmica no mundo inteiro ao associar sexo a acidentes de automóvel.
O cantor e compositor Neil Young é outra atração anunciada para o evento. Seu show foi marcado para 12 de setembro na capital mineira, mas a organização do festival informou que ele pode se apresentar em outras cidades brasileiras.
Realizado pelo governo do Canadá e pela Federação das Indústrias de Minas Gerais, o festival vai reunir na capital mineira artistas da música e da dança do Canadá, além de uma mostra de cinema.
Será o terceiro festival que o Canadá promove no Brasil desde 95. Os eventos dos anos anteriores se chamaram "Canadá Comes to Rio" e "Canadá Capital São Paulo". No ano passado, em São Paulo, o pianista Oscar Peterson fez apresentações no Teatro Municipal e no parque do Ibirapuera para mais de 60 mil pessoas.
Para Minas Gerais, os organizadores prevêem um recorde de público, com 100 mil pessoas participando dos eventos que incluirão não só apresentações artísticas, como de esporte, turismo, gastronomia e negócios.
O orçamento para o evento é US$ 2,5 milhões. Durante sua realização, o governo canadense pretende inaugurar sua primeira fundação educacional no Brasil, para promover o intercâmbio cultural e acadêmico entre os dois países.
Na área de dança, haverá apresentaçÕes da companhia clássica Les Grands Ballets Canadiens e da Margie Gillis Dance Company, de dança contemporânea.
O pianista Oliver Jones, considerado por críticos o melhor jazzista canadense desde Peterson, também irá a Belo Horizonte, acompanhado de baixo e bateria.
Ainda na música, haverá apresentação do quarteto do guitarrista de jazz Ed Bickert e do violinista Ashley MacIssac, um dos artistas mais vendidos no Canadá.
O quarteto de cordas St. Lawrence é um exemplo de união de juventude e música clássica. Formado por três jovens canadenses e um texano, o conjunto se caracteriza pelo arrojo na execução de peças complexas.

Texto Anterior: Por que Portugal não descobriu a Austrália
Próximo Texto: MuBE anuncia nova direção e inaugura hoje sala multimídia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.