São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Premiê promete só liberais no governo

Duma protesta contra força de Tchubais

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O primeiro-ministro russo, Viktor Tchernomirdin, disse que só vai chamar reformistas liberais e profissionais do mercado para o novo governo, anúncio que irritou ainda mais a oposição neocomunista do país.
Tchernomirdin foi encarregado pelo presidente Boris Ieltsin de renovar o governo do país, a fim de acelerar as reformas econômicas. Além dele, apenas o vice-premiê Anatoli Tchubais tem emprego garantido no novo gabinete.
A Duma (equivalente à Câmara dos Deputados), que é dominada pela oposição, aprovou por 230 votos a 122 uma resolução contra as mudanças. Segundo ela, a reforma mostra "o desejo do atual governo de continuar o curso social-econômico que levou a Rússia à beira da catástrofe".
O principal alvo do documento é o fortalecimento do ultraliberal e impopular Tchubais, "um desafio direto à opinião pública".
A Duma não tem poder de veto sobre os novos nomes (que podem ser divulgados ainda nesta semana), mas já planeja um voto de desconfiança contra o gabinete.

Texto Anterior: Rebeldes saqueiam armas e munições em Tirana
Próximo Texto: Rebeldes saqueiam armas e munições em Tirana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.