São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rebeldes saqueiam armas e munições em Tirana

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Habitantes de Tirana, a capital albanesa, saquearam ontem armas e munições da Escola Militar.
Foi o primeiro saque de armas a acontecer na capital. No sul, e em duas cidades do norte, civis já haviam invadido prédios militares.
Os habitantes de Tirana não encontraram resistência para entrar no local. Um piloto de avião grego disse que o aeroporto foi fechado e que houve tiroteio no local.
Também ontem, em Mjeks, uma base militar foi invadida. Uma multidão levou, sem encontrar resistência, armas e munições. Segundo a "France Presse", duas pessoas morreram baleadas na aldeia horas depois do saque.
As manifestações começaram na Albânia quando instituições financeiras faliram causando prejuízos a milhares. Desde então, rebeldes, que acusam o presidente Sali Berisha de conivência com os esquemas de investimento, se armaram e expulsaram as forças governistas de cidades do sul do país.
Os rebeldes agora tentam se organizar. Ontem, foi anunciada a criação de comando rebelde do sul. Líderes rebeldes criaram o Comitê Nacional para a Salvação do Povo. Um porta-voz da entidade disse que os rebeldes só deporão armas quando Berisha renunciar.
Numa tentativa de solucionar a crise, o presidente havia firmado, no domingo, um acordo com a oposição. Ontem, Berisha anunciou o novo governo de coalizão e confirmou eleições para junho.

Texto Anterior: Premiê promete só liberais no governo
Próximo Texto: Chanel traz coleção para todos os gostos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.